O Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IR DP) abordou, ontem, 5 de Novembro, o incentivo a iniciativas de construção e remodelação de postos de abastecimento no Icolo e Bengo, investimentos da área de oil e gás nesta recente província
Em termos de oportunidades de investimento, o IRDP identificou diversas áreas de interesse para o Icolo e Bengo, nomeadamente construção e exploração de Postos de Abastecimento de combustíveis; construção e exploração de instalações de armazenagem e oleodutos; implementação de redes e ramais de gás canalizado; construção de fábricas de lubrificantes; instalações contentorizadas para enchimento e requalificação de garrafas de GPL.
De igual modo, na área de formação técnica em projectos, instalação e inspecção de redes e ramais de GPL; comercialização e revenda de GPL, lubrificantes e petróleo iluminante, a grosso e a retalho.
A apresentação foi conduzida pelo técnico do Departamento de Relações Comerciais, Tarifas e Preços (DRCTP) Flávio Santos, que destacou que o município de Icolo e Bengo dispõe, actualmente, de 49 Postos de Abastecimento, distribuídos da seguinte forma: 17 da Sonangol, 5 da Pumangol, 5 da Tema, 1 da Etu Energias e 19 de bandeira branca.
No que se refere à instalação de armazenagem, o município ainda não dispõe de infraestruturas próprias, beneficiando-se, contudo, da proximidade com a Província de Luanda para o abastecimento dos seus postos de combustíveis.
Durante a sua intervenção, o representante do IRDP salientou que, no período em análise, foram comercializadas 45 mil 837,26 toneladas métricas de produtos petrolíferos, o que representa uma redução de 15,58% em relação ao trimestre anterior. As vendas acumuladas de Janeiro a Setembro de 2025 atingiram 151 mil 803,99 toneladas métricas de produtos petrolíferos.
A iniciativa enquadra-se no plano do IRDP de promoção do investimento privado e expansão da rede nacional de abastecimento, contribuindo para a melhoria do acesso aos produtos petrolíferos e para o desenvolvimento económico local.









