Com a visita de Estado do Presidente da República Federativa da Alemanha, FrankWalter Steinmeier, à República de Angola, espera-se que as relações de amizade e de cooperação entre Angola e Alemanha saiam mais reforçadas. Os dois países assinaram, ontem, dois instrumentos jurídicos no sector da aviação e agro-indústria
O Presidente da República Federativa da Alemanha, FrankWalter Steinmeier, que se encontra a efectuar uma visita de Estado de três dias à República de Angola, manteve, ontem, um encontro de trabalho com o seu homólogo angolano, João Lourenço. Depois da recepção marcada por honras militares no Palácio Presidencial da Cidade Alta, os dois Chefes de Estado e as respectivas delegações mantiveram encontros para as conversações oficiais.
Nas suas conversações, os dois estadistas passaram em revista questões relacionadas ao reforço da cooperação bilateral e ainda os conflitos internacionais que afectam o mundo.
O Presidente João Lourenço manifestou, na ocasião, o interesse em ver maior investimento privado alemão em Angola, nomeadamente no sector do turismo, das indústrias e na produção de medicamentos e de vacinas, quer para o consumo humano, quer para o consumo animal. O chefe de Estado angolano referiu que Angola e Alemanha mantêm boas relações de amizade e de cooperação desde 1979, relações essas que os dois países têm sabido manter até aos dias de hoje e que pretendem ver cada vez mais reforçadas.
“Com esta visita do Presidente Walter Steinmeier, nós acreditamos que essas relações vão sair ainda mais reforçadas. Nós temos vindo a cooperar em diferentes domínios da nossa economia, nomeadamente nos transportes aéreos, na agricultura, na saúde, onde temos muitos hospitais que estão a ser construídos por empresas alemãs, no sector energético, com destaque para aquela que será a maior barragem do nosso país, a barragem de Caculo Cabaça, que será equipada com material alemão”, disse, garantindo que Angola está de “braços abertos” e com um ambiente de negócios favorável para receber a quem vier investir no país.
Intensificar o intercâmbio entre países
O Presidente da República Federativa da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, agradeceu, por seu turno, a hospitalidade do povo angolano, e apelou por maior intercâmbio entre os dois países, tendo em conta as múltiplas crises que afectam o mundo.
“Estamos unidos por uma parceria sólida e de longa data. É uma enorme honra estar aqui hoje, e quero parabenizar Angola pelos 50 anos de independência e penso que não podíamos ter escolhido um melhor momento para a primeira visita de um Presidente alemão a Angola”, disse, considerando a ocasião oportuna para se aprofundar ainda mais as relações bilaterais.
O estadista alemão enalteceu o papel de Angola na região da África Austral, referindo que não se trata apenas de um papel económico, e considerando o Presidente João Lourenço, bem como o país, actores indispensáveis na integração política, olhando para o seu empenho pessoal em prol da paz e segurança na região dos Grandes Lagos.
No que respeita à cooperação económica, Frank-Walter Steinmeier referiu que as delegações empresariais dos dois países terão oportunidade de fazer mais acertos e estabelecer maior contacto, durante a visita que efectuam, hoje, à província do Huambo para constatar os projectos em curso.









