O Complexo Hospitalar Pedro Maria Tonha “Pedalé”, em Luanda, vai acolher, de 24 a 28 de novembro, o Workshop Internacional de Cirurgia do Tornozelo e Joelho, uma iniciativa da Sociedade Angolana de Ortopedia, que conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde (MINSA).
Com o objectivo de afinar os preparativos para a realização do curso, que conta com a parceria da ONG norte-americana Steps2Walk, a Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS) realizou, nesta terça-feira, 4, na nova sede do MINSA, um encontro com a Sociedade Angolana de Ortopedia.
O encontro, presidido pelo coordenador do PFRHS, Job Monteiro, contou com as presenças do director da aludida unidade sanitária, Albano Eugénio, do Assistente de Formação, Adão Chimuanji, da Especialista de Comunicação, Informação e Gestão do Conhecimento do Projecto, Neusa Cumbe e do presidente da Sociedade Angolana de Ortopedia, Pedro Miguel Essaca.
Durante a reunião, de acordo com um comunicado de imprensa, foram analisadas as condições técnicas e logísticas necessárias à realização da formação.
As necessidades logísticas apresentadas incluem transporte, alojamento e passagens para os formadores, aquisição de material médico e cirúrgico, ajudas de custo e a preparação de duas salas de operações, uma sala de conferências com ligação vídeo e dois consultórios para avaliação de pacientes.
O Workshop Internacional de Cirurgia do Tornozelo e Joelho, de natureza teórico-prática, contará com a participação de mais de 80 médicos angolanos, entre internos e especialistas de ortopedia e traumatologia de diversas unidades hospitalares do país.
A formação será orientada por uma equipa de formadores internacionais, liderada pelo Dr. Mark Myerson, fundador e presidente da Steps2Walk, e incluirá ainda os especialistas Manuel Sousa, Francisco Flores Santos, Daniel Mendes, Suzana Norte (todos de Portugal), Emre Özmen e esposa (Turquia), bem como os médicos angolanos Dr. Guilhermino Joaquim e Dr. Pedro Miguel Essaca.
O curso, de cinco dias, combinará sessões teóricas e práticas e prevê a realização de cerca de 20 intervenções cirúrgicas supervisionadas pelos formadores internacionais. As sessões ocorrerão no Complexo Hospitalar “Pedalé”, unidade de referência nacional vocacionada para a formação médica pré e pós-graduada.









