O ministro das Relações Exteriores, Téte António, sublinhou, hoje, em Luanda, que Angola ambiciona a responsabilidade de se afirmar como um actor imprescindível na promoção da paz e da segurança no continente africano, sobretudo nas regiões Central, Austral e Grandes Lagos.
O ministro falava na cerimónia de abertura do Curso de Formação de Formadores e Pré-Desdobramento em Operações de Manutenção de Paz, sob a égide das Nações Unidas, que arrancou ontem na Academia Diplomática Venâncio de Moura, conforme uma nota de imprensa do MIREX.
No seu entender, é imperativo fortalecer a capacidade de desdobramento ágil, consolidar as forças de reacção imediata e expandir as parcerias com as Nações Unidas, a União Africana e as organizações regionais.
Téte António disse ainda que, ao longo da sua própria trajectória, Angola reconhece o valor inestimável da paz, e reafirma o comprometimento em contribuir para a causa da paz e da segurança internacionais, participando activamente em iniciativas de formação, cooperação técnica e intercâmbio de experiências com as Nações Unidas e com os seus parceiros regionais.
Para o titular da pasta do Ministério das Relações Exteriores, este curso ora inaugurado tem como propósito primordial preparar e consolidar um corpo de formadores altamente qualificados, aptos para transmitir conhecimento, fomentar boas práticas e assegurar que as nossas forças estejam plenamente capacitadas para integrar missões de paz sob o mandato das Nações Unidas, em qualquer parte do globo.









