A Comissão Interministerial garantiu que tudo está alinhado para que os angolanos e convidados provenientes da diáspora celebrem, no dia 11 de Novembro, na Praça da República, o 50.º aniversário da Independência Nacional
A Comissão Interministerial para Organização das Acções Comemorativas alusivas ao 50.º aniversário da Independência Nacional realizou ontem, em Luanda, a sua 15.ª reunião ordinária para analisar o grau de execução dos preparativos alusivos ao Acto Central. Falando à imprensa no final da referida reunião, a secretária de Estado do Território, Teresa Kivinguele, fez saber que, até ao momento, treze Chefes de Estado já confirmaram a sua presença no Acto Central das celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional, e espera-se por mais confirmações ao longo da semana.
A responsável sublinhou que o Acto Central será o ponto mais alto das celebrações, que tiveram início em Fevereiro do ano passado, e que irão terminar no dia 31 de Dezembro de 2025.
O mesmo será realizado no dia 11 de Novembro, na Praça da República, a partir das oito horas da manhã. Estão previstos para o evento mais de oito mil participantes provenientes de todo o território nacional e de delegações estrangeiras de diferentes países.
“Vamos ter um programa com vários momentos, teremos um momento político, que será marcado pelo discurso do Presidente da República, João Lourenço. Teremos também um desfile cívico com mais de seis mil participantes, que irão apresentar a diversidade cultural de Angola, e ainda um desfile militar para apresentação do armamento e técnicas militares, que vão contar com cerca de quatro mil participantes”, disse.
Avançou que o Acto Central será antecedido de vários momentos, nomeadamente a realização de um culto ecuménico de acção de graças, que terá lugar no Estádio 11 de Novembro, no dia 8 de Novembro.
Para o dia 10 de Novembro, está prevista a realização de um espectáculo músico-cultural com mais de 33 artistas angolanos e um grupo de artistas moçambicanos. À meia-noite do dia 11 de Novembro, será realizado um espectáculo piromusical com fogosde-artifício.
Forças de defesa e segurança garantem prontidão
No que respeita à segurança para os festejos do 11 de Novembro, o 2.º Comandante-geral da Polícia Nacional, Orlando Bernardo, garantiu que os órgãos de defesa e segurança estão a trabalhar para assegurar todos os eventos que serão realizados.
Avançou que existe já um plano específico para o efeito; e haverá uma operação policial de grande envergadura, alegando que as forças de defesa e segurança têm a responsabilidade de garantir que os cidadãos ao nível de todo o país festejem os 50 anos de independência em segurança. “Estão mobilizados todos os meios e todos os efectivos das forças de defesa e segurança para o efeito.
Para cada evento, há um efectivo específico que vai cuidar da segurança. Haverá da parte das forças de defesa e segurança um planeamento que vai obrigar a que não haja perturbações, absolutamente nenhumas, durante a realização de todos os eventos que estão ligados aos festejos dos nossos 50 anos de independência”, assegurou.








