EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Seg, 22 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Como a comunicação interna pode evitar o ‘síndrome de Burnout’ no local de trabalho

Jornal OPaís por Jornal OPaís
4 de Novembro, 2025
Em Opinião

Num contexto em que o estresse laboral tem afectado, cada vez mais, os profissionais, a Comunicação Interna assume-se como uma ferramenta estratégica capaz de prevenir o síndrome de burnout, um mal silencioso que tem ameaçado a saúde emocional e o desempenho dos colaboradores nas organizações modernas. Antes de compreender essa relação, importa esclarecer alguns conceitos.

Poderão também interessar-lhe...

A violência contra a criança em Angola: responsabilidade familiar, social e penal

O relógio da justiça laboral

O futuro da comunicação em Angola não será apenas digital, será credível

A Comunicação Interna é uma acção estratégica voltada aos colaboradores, com o objectivo de promover a integração entre as diversas áreas da instituição. De acordo com Torquato (2002), existem dois tipos de comunicação nas empresas, nomeadamente a Administrativa e a Interna. A primeira refere-se aos processos formais, como memorandos e circulares; já a segunda, de carácter mais relacional, que procura estimular o diálogo, a partilha de informações e a participação activa de todos os sectores, por meio de canais formais e informais.

O termo “organização” deriva do grego organon, que significa “instrumento”, e representa um conjunto de pessoas unidas em torno de um objectivo comum. Já a palavra “comunicação”, proveniente do latim communicare, denota “tornar comum”. Assim, comunicar é alinhar esforços, partilhar valores e fortalecer o sentimento de pertença. O burnout, por sua vez, é uma síndrome de natureza tridimensional, caracterizada pela exaustão emocional, despersonalização (ou cepticismo) e pela redução da realização pessoal. Na visão de Maslach e Leiter (2008), esses três factores estão interligados.

O esgotamento conduz ao distanciamento psicológico e, consequentemente, à queda no desempenho profissional. Embora o burnout ainda não seja classificado como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é reconhecido como um problema ocupacional grave que afecta a produtividade e o bem-estar nas instituições. Uma Comunicação Interna eficaz, estruturada a partir dos valores organizacionais, pode reduzir significativamente esses riscos.

Os colaboradores bem informados e integrados sentem-se parte de um propósito colectivo, o que contribui para diminuição do estresse e do isolamento profissional. Segundo a Associação Francesa de Comunicação Interna, esta prática cumpre seis funções essenciais, tais como pesquisar, orientar, informar, motivar, organizar campanhas internas e formar. Todas essas etapas visam criar um ambiente participativo e transparente, em que o diálogo e a escuta sejam permanentes.

Desta feita, a Comunicação Interna também se articula com o sector de Recursos Humanos, ao reforçar o desenvolvimento de talentos, o aperfeiçoamento profissional e o vínculo entre colaborador e empresa. Para além de facilitar o fluxo de informações, é determinante na construção da cultura organizacional. Ao promover o debate e o partilhamento de valores, ajuda a fortalecer a identidade colectiva e a criar um ambiente emocionalmente saudável.

Os colaboradores desmotivados e mal informados tendem a revelar, de forma mais espontânea do que qualquer campanha externa, as fragilidades da cultura organizacional.

Como recorda Bueno (2003), a reputação de uma organização constrói-se de dentro para fora, a partir das experiências e percepções do seu público interno. Um estudo recente intitulado “Foco na comunicação da liderança e no sentimento de valorização para P prevenir o burnout e a rotatividade entre profissionais de saúde”, conduzido por investigadores da Universidade de Michigan (EUA) e publicado em 2024 na revista científica Journal of Occupational & Environmental Medicine, reforça essa tese.

A pesquisa analisou mais de 20 mil profissionais de uma grande instituição de saúde norte-americana e demonstrou que a comunicação eficaz é um dos factores mais relevantes para prevenir o burnout e reduzir a reatividade de pessoal.

O estudo concluiu que, quando os colaboradores percebem uma comunicação clara, empática e humanizada por parte das chefias, sentem-se mais reconhecidos e apresentam níveis baixos de exaustão emocional e intenção de abandono do trabalho.

As empresas que cultivam uma comunicação transparente, ascendente e participativa conseguem, assim, prevenir o burnout e fortalecer o comprometimento dos seus colaboradores com os objectivos institucionais.

Contudo, a Comunicação Interna, quando ética e responsável, não apenas melhora os resultados empresariais, como também promove o crescimento pessoal e profissional de todos os que dela fazem parte. É, portanto, uma ferramenta indispensável para garantir equilíbrio, bem-estar e produtividade no ambiente de trabalho.

Por: OLÍVIO DOS SANTOS

*Consultor de Comunicação Integradda

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

A violência contra a criança em Angola: responsabilidade familiar, social e penal

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

A protecção da criança constitui um dos pilares fundamentais das sociedades democráticas e dos Estados de Direito contemporâneos. A criança,...

Ler maisDetails

O relógio da justiça laboral

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

A última semana, os prazos legais para a propositura de acções judiciais em matéria laboral voltaram a estar no centro...

Ler maisDetails

O futuro da comunicação em Angola não será apenas digital, será credível

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

A comunicação em Angola entrou em uma nova fase. Hoje, uma informação chega a milhares de pessoas em poucos segundos....

Ler maisDetails

É de hoje… Casas para os sinistrados em Benguela

por Dani Costa
22 de Junho, 2026

Sempre que me desloco a Benguela, em trabalho ou turismo, continua a estimular a minha curiosidade o conjunto de residências...

Ler maisDetails

Universidade Jean Piaget disponibiliza 140 milhões de kwanzas por ano para financiar investigação científica

22 de Junho, 2026

Mais de 60 gestores capacitados em matéria de gestão empresarial

22 de Junho, 2026

Número de seropositivos em terapia antirretroviral aumenta de 128 mil para 188 mil em 2025

22 de Junho, 2026
DR

Angola e Moçambique reforçam cooperação no sector espacial e das tecnologias de informação

22 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.