Frase para viajar sem avião, carro, canoa ou machimbombo. Ninguém finge o que não é por infinitude temporal; o tempo é senhor e mestre, com ele tudo ganha e perde forma.
Aprecio gente que traz a alma na face, mas amo sobremaneira aquela que a desvenda no acto com pessoas conhecidas e desconhecidas. Ler o outro sempre será um exercício inadiável para uma relação que se deseja fecunda.
A honra é um peso que somente as pessoas dignas podem suportar. Se olhares somente para fora, maior será a ilha e os outros sempre serão os culpados. A psique raramente dorme, se não agir pelo consciente, agirá pelo inconsciente.
Há entre nós verdades eternas e mentiras temporárias, há também mentiras eternas e verdades temporárias, basta que olhemos para o homem, ciência e religião. Ao te levares em instrução, faz o mesmo com a educação, tudo para que uma não ofusque a outra utilitariamente.
Geralmente é a corrida para o exterior, o desejado insaciável de querer ser e estar por fora, por vaidade ou mimetismo, por imposição ou liberdade, que levam os homens para o abandono do interior e ao esquecimento de si.
Poucas são as pessoas que realizam uma das mais importantes viagens do ciclo vital: para o interior de si, e voltam praticamente as mesmas. Algumas pessoas estão muito para lá do seu tempo, outras simplesmente reinventaram o tempo.
Se há um domínio em que a presença do homem é fundamental em quase todos os polos, este é, iniludivelmente, o educativo: ora como sujeito, ora como objecto. Transformem a educação em objecto de venda e compra fácil, mercantilizem- na e instrumentalizem o homem, no entanto não ousem esperar dela almas renovadas tampouco bons cidadãos. Não tem como não deixar marca quem deposita a melhor versão de si naquilo que faz.
A leitura deve ser para o académico o que o soro é para o doente. Não há respostas efémeras ou artificiais para os erros ou falhas, senão o reconhecimento, o perdão e a superação. Amizade custa caro, requer investimento e enfrentamento constante do carácter, alguns percebem isso, outros não, e é por isso que muitos cruzam connosco no palco da vida e depois somem.
Observação e silêncio são práticas por excelência dos mais hábeis pensadores, todavia não será por falarem que se hão de tornar menos reflexivos. Somos seres finitos, presos num aqui e num agora, criando e recriando o êxtase da existência, à medida que tornamos a vida mais memorável e fugaz.
As ideias podem aprisionar ou libertar: reinvente-as. A alma grata não precisa do instante oportuno, ela é sua causa primária: antes e sobretudo, que semelhante a ela somente a gratidão. É próprio do homem a atenção às coisas que encantam e desencantam tudo para amanhã sorrir e chorar.
Por: FERNANDO ADELINO









