O director-geral do Projecto de Fortalecimento da Governação para a Melhoria da Prestação de Serviços em Angola “Njila”, Santinho Figueira, anunciou, esta segunda-feira, 03, em Luanda, que, desde 2024 até à data actual, mais de 15 mil quadros da administração pública em várias províncias do país foram formados no âmbito do projecto, através da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).
Santinho Figueira, que falava durante a abertura dos cursos de Gestão de Finanças Locais, que decorre de 3 a 5 de novembro e de Gestão Financeira Pública, com início a 5 do mesmo mês até ao dia 7, assegurou que este número de formandos aumentará significativamente até ao final do ano, tendo em conta as formações que fazem parte da grelha formativa.
Este novo ciclo formativo, também destinado aos quadros das administrações municipais, estão a ser realizados em simultâneo em nove províncias do país, nomeadamente, Luanda, Icolo e Bengo e Uíge, por sectores regionais, sendo Benguela com Cuanza-Sul, Huíla e Cunene, Huambo e Bié.
”Até final deste ano, pretende-se dar mais formações para que as administrações municipais e os munícipes sejam bem dirigidos, em matérias ligadas às finanças, em prol do desenvolvimento do país”, realçou.
O responsável, que discursava em nome do ministro da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, teceu saudações à ENAPP e aos formadores, esperando maior engajamento e dedicação exemplar na observação dos conteúdos destes cursos e que procurem partilhar, também, com os colegas que não estão presentes.
De acordo com o director-geral, a ENAPP, em parceria com o MAT e o Ministério das Finanças criaram os conteúdos devidamente adequados para que fossem administrados a nível da Administração Local do Estado.
O Projecto Njila é uma iniciativa do Executivo, liderado pelo Presidente da República, João Lourenço, sob a coordenação do Ministério da Administração do Território e com a participação dos Ministérios das Finanças, Planeamento, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, assim como o da Justiça e dos Direitos Humanos, sendo financiado pelo Banco Mundial, que garante o suporte técnico e institucional necessário para a prossecução dos três eixos estratégicos.
PCA da ENAPP alerta aos gestores a porem em prática o que aprendem nas formações
Por seu turno, a presidente do Conselho de Administração da ENAPP, Sandra Rodrigues Alves, frisou que os gestores são os responsáveis de executar as políticas definidas pelo Executivo e saberem o que é prioritário.
Para o efeito, de acordo com a PCA, é imperioso que os gestores acolham bem os conhecimentos que tem-lhes sido administrados e que façam jus aquilo que aprenderem na formação, pondo em prática nos municípios que dirigem.
A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, realiza, desde segunda-feira, 3, uma visita de trabalho à República Popular da...
Ler maisDetails
			




							



