EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Ter, 23 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

LAR “empurra” comboio “Camacove” e CFB projecta arrecadação de mais receitas

Jornal OPaís por Jornal OPaís
3 de Novembro, 2025
Em Economia, Última Hora

O Caminho-de-Ferro de Benguela retomou, recentemente, no troço Lobito/Huambo, o comboio “Camacove”, destinado a passageiros e à carga de pequeno porte. O presidente do Conselho de Administração do CFB, António Cabral, admite a recuperação de algumas carruagens anteriormente degradadas, graças aos prémios recebidos da Lobito Atlantic Railway, no âmbito da concessão, sem, no entanto, revelar números

Poderão também interessar-lhe...

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

MINTTICS entrega 23 kits de internet a startups de seis províncias

‎Comissão Sindical destaca empenho do Porto do Lobito na resolução dos interesses dos trabalhadores

Seis anos depois, o comboio “Camacove”, destinado a passageiros e à carga de pequeno porte, volta a apitar na rota Lobito/Huambo, para satisfação de muitos cidadãos. Este facto permitirá, de resto, à empresa ferroviária arrecadar mais receitas, tal como admitiu, em declarações à imprensa, o presidente do Conselho de Administração do Caminho-de-Ferro de Benguela, António Cabral.

O comboio reinaugural, seis anos depois da paralisação devida à pandemia da Covid-19, associada igualmente a questões de natureza técnica, levou, para além de passageiros e comerciantes, uma caravana governamental, na qual integraram oito administradores cujas regiões estão ligadas ao Corredor do Lobito, com destaque para o Cubal, Ganda, Babahera, Caimbambo e Catengue.

A primeira viagem do comboio “Camacove” partiu às primeiras horas do dia 31 de Outubro, sexta-feira, tendo chegado à estação principal do Huambo no início da noite do mesmo dia. O cidadão José Castilho disse que há muito os passageiros aguardavam pela retoma do comboio, porquanto o expresso — que faz o mesmo trajecto, sob gestão da Lobito Atlantic Railway, entidade gestora do Corredor do Lobito, e que sai às quartas-feiras, às 6 horas da manhã, segundo apurou este jornal — é mais oneroso.

Os quatro mil kwanzas do bilhete, praticados para a viagem à boleia do “Camacove”, facilitarão, em grande medida, a vida de muitos cidadãos. Castilho, que antes da paralisação viajava regularmente ao Huambo para visitar a família, lembra que esse serviço remonta à década de 1970: “Na altura, havia primeira e segunda classes. Do Huambo eu trazia batata e outros produtos.

Sinto-me feliz”, manifestou, acrescentando que o que mais o encanta em viajar de comboio é apreciar as paisagens naturais. Uma cidadã, identificada apenas por Margarida, admitiu vir a reiniciar o seu negócio de venda de peixe seco. Comprado em Benguela, Margarida projecta colocá-lo, semanalmente, na província do Huambo, dada a carência do produto por aquelas paragens. “Quero voltar a vender peixe. Desta vez, levo apenas um pouco para a família. Na próxima, levarei para vender”, garantiu.

O administrador do Lobito, Carlos Pacatólo, que também seguiu viagem, disse ter notado, em alguns dos seus colegas administradores — alguns dos quais filhos de ferroviários —, emoção pela retoma daquele comboio nesse percurso, e considerou ser uma boa maneira de brindar os angolanos, justamente no ano em que o país assinala 50 anos de independência.

“Nós somos abençoados por testemunharmos este momento e por fazermos parte deste comboio histórico”, vincou. Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do CFB, António Cabral, apontou o peixe seco e o sal como os produtos que o comboio mais transportava para as províncias atravessadas pelo famigerado Corredor do Lobito.

“É o comboio que nós intitulamos ‘Camacove’; é histórico. No tempo colonial, existiam os comboios-mala e este tipo, o Camacove, que era o comboio pequeno, facilitando a mobilidade da população”, explicou.

O comboio “Camacove”, que partiu de Benguela, teve ligação, no Huambo, a outro proveniente do Luau, no Moxico Leste, sendo que, depois, ambos regressaram às suas zonas de proveniência: Lobito e Luau. Tal empreitada permitiu que os passageiros continuassem as suas viagens. “Portanto, este comboio partirá todas as sextas-feiras”, resumiu em declarações à RNA.

O gestor público lembrou que a paralisação do comboio “Camacove”, ocorrida em 2019, se deveu também a questões de natureza técnica, consubstanciadas no acentuado desgaste das rodas, o que limitou a empresa em termos de carruagens.

“Ficámos reduzidos a 19 carruagens, das 102 que existiam”, justificou, realçando que, com o recebimento dos prémios de concessão, na sequência da entrada da LAR, se está a reabilitar algumas, chegando, por esta altura, a 50 carruagens recuperadas.

“Então, como estamos a aumentar o número de carruagens com rodas novas, achámos por bem, sobretudo nesta fase em que nos aproximamos de uma data histórica, a da nossa independência, pôr à disposição da população este comboio, para que os habitantes do Corredor do Lobito se possam beneficiar”, afirmou.

Degradação de infra-estruturas acena para a LAR

O presidente do Conselho de Administração do CFB admitiu a existência de algumas estações e apeadeiros ao longo do Corredor do Lobito que carecem de manutenção, assegurando, contudo, trabalhos “paulatinos” de reabilitação, coincidentes com a retoma da exploração do troço, ao mesmo tempo que apontou para a responsabilidade da concessionária dos serviços ferroviários.

“Também não estão assim tão degradadas. Nas estações, vamos usar apenas as salas de embarque, porque a estrutura física está por conta da LAR. Mas penso que a LAR, que é o nosso parceiro económico, fará essa recuperação à medida que o tempo for avançando”, previu.

Por: Constantino Eduardo, em Benguela

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

Cerca de 70 empresas estão na lista negra por incumprimento contratual com o Estado, segundo o director-adjunto do Serviço Nacional...

Ler maisDetails

MINTTICS entrega 23 kits de internet a startups de seis províncias

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), por via do Gabinete de Gestão do Programa Espacial...

Ler maisDetails

‎Comissão Sindical destaca empenho do Porto do Lobito na resolução dos interesses dos trabalhadores

por Jornal Opais
22 de Junho, 2026

‎‎O primeiro-secretário da Comissão Sindical do Porto do Lobito, Wilson Eduardo Vidal Penochile, fez um balanço positivo dos seis meses...

Ler maisDetails

Recém-nascido encontrado dentro de contentor de lixo em Luanda

por Jornal Opais
22 de Junho, 2026

Um recém-nascido foi encontrado abandonado no interior de um contentor de lixo nesta Segunda-feira, 22, na Rua 4 de Abril,...

Ler maisDetails

Defendida maior expansão para adesão ao BI nas comunidades

23 de Junho, 2026

Cerca de 70 empresas na lista negra por incumprimento contratual com Estado

23 de Junho, 2026

MINTTICS entrega 23 kits de internet a startups de seis províncias

23 de Junho, 2026

Tribunais Superiores de Angola e Brasil reforçam diálogo para enfrentar novos desafios da Justiça

23 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.