O Presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma paragem imprevista no Qatar a caminho da Malásia para a cimeira da ASEAN, reunindose com o emir do país, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani, e o primeiro-ministro, o xeque Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, a bordo do Air Force One
O breve encontro, realizado durante uma paragem para reabastecimento na Base Aérea de Al Udeid, atraiu a atenção regional e internacional, uma vez que os líderes discutiram os esforços de paz em curso em Gaza.
Trump e os líderes do Qatar centraram-se no recente acordo entre Israel e o Hamas sobre os reféns e nos esforços mais alargados para manter a estabilidade em Gaza, onde o Qatar tem actuado como mediador em coordenação com parceiros internacionais.
O xeque Tamim deu as boasvindas calorosas ao presidente dos EUA, afirmando que, por se encontrar no Qatar, queria saudá-lo pessoalmente. Trump elogiou o emir, chamando-lhe “um dos grandes governantes do mundo, não apenas do Médio Oriente”, e agradeceu a ambos os líderes pelo seu papel na paz regional: “O que fizemos é incrível. Paz no Médio Oriente. E eles foram um fator muito importante para isso.
Neste momento, o Médio Oriente é seguro e vai continuar a sê-lo durante muito tempo. Durante muito tempo”. O Emir referiu que era a primeira vez que se juntava a um líder mundial visitante a bordo de um avião para uma paragem para reabastecimento, respondendo simplesmente: “Nunca, primeira vez”.









