O vice-presidente da União Russa dos Veteranos em Angola, Nikolai Rybchuk, expressou, hoje, apreço pelo reconhecimento atribuído aos internacionalistas russos, cujas acções em território angolano se estenderam desde o período pré-independência até aos anos seguintes.
Em declarações à imprensa, à margem da sétima cerimónia de condecorações, Rybchuk sublinhou que as condecorações refletem a história de cooperação e o cumprimento do dever internacionalista por parte dos cidadãos da ex-União Soviética.
O dirigente detalhou que, antes da proclamação da Independência Nacional, representantes do Ministério da Defesa já actuavam nas zonas libertadas, lado a lado com destacamentos de guerrilheiros do MPLA.
Após 1975, reforçou, a presença russa intensificou-se através de uma missão militar e de ampla cooperação civil, fundamentadas num acordo interestatal.
O vice-presidente destacou que várias personalidades de nacionalidade russa estão a ser homenageadas, como é o caso de Igor Sechin, presidente da maior companhia petrolífera russa, e Alexandre Fomin, vice-ministro da Defesa.









