Entre a poeira dos campos improvisados e o calor das tardes da terra das Acácias Rubras, nasceu o Palanca FC, um projecto comunitário que vai além do desporto-rei. Criado por José Lopes, o clube tem retirado vários jovens do mundo da criminalidade, mesmo sem estádio e sem apoios de entidades públicas e privadas
O Palanca FC nasceu em Setembro de 2024, idealizado por José Lopes, professor e amante do desporto, que decidiu transformar o futebol em ferramenta de educação e inclusão social.
Em entrevista a este jornal, José Lopes fez questão de sublinhar que sempre acreditou que o futebol podia ser um instrumento de formação de carácter. Desde cedo percebeu que os jovens do bairro do Ekuikui, localizado no município dos Navegantes, jogavam futebol sem orientação, treino estruturado ou valores de convivência.
“Enquanto professor, via que eles jogavam, mas não treinavam. Era só bola e poeira. Então decidi criar uma equipa e educá- los através do desporto”, contou. O primeiro treino aconteceu num campo improvisado, sem balizas, sem coletes e com apenas uma bola.
POR: Kiameso Pedro
Leia mais em









