A preocupação do engenheiro Vladmir Russo foi manifestada na ocasião do V Congresso E&M sobre Ambiente e Desenvolvimento, que,ontem, abordou sobre carbono, finnciamento verde e justiça climátic, além de estratégias para o desenvolvimento sustentável
O ambientalista Vladimir Russo mostrou-se preocupado com o nível de linguagem com que se passam mensagens sobre questões ambientais em eventos dessa área, tendo questionado sobre as razões que justificama ausência de conteúdos referentes às alterações climáticas, nos manuais de ensno dos alunos do ensino de base.
“Se olharmos para os nossos manuais escolares sobre Estudo do Meio ou Ciências da Natureza, as questões de alterações climáticas e da esfera da biodiversidade não estão aí reflectidas.
Devem- se usar os conceitos mais básicos, para ensinar as crianças, semeando essa pequena semente naqueles gestos mais simples, que, depois, na sua totalidade, acabam por afectar o carbono. Porque falar de carbono, quem, aqui na sala, sabe o que é uma tonelada de carbono”, questionou, ironicamente, o especialista, certo, porém, de que todos sabiam o que significava um litro de água ou, com o sistema pré-pago, um quilowat de energia.