O Quartel-General da Defesa (DHQ) descreveu como falsas e enganosas as notícias num meio online, alegando que as actividades do 65.º aniversário da independência do país (1 de Outubro) foram canceladas devido a uma tentativa de golpe
O DHQ pediu ao público que desconsiderasse as informações erradas que circulam por fornecedores de falsidades e inimigos da nação, sublinha o jornal Vanguard. Uma declaração do diretor de Informações de Defesa, BrigadeiroGeneral Tukur Gusau, intitulada “O QG nunca mencionou nenhuma tentativa de golpe”, tornou isso conhecido.
“A atenção do Quartel-General da Defesa (DHQ) foi atraída para um relatório falso e enganoso de uma publicação online que insinua que o cancelamento das atividades que marcam o 65º aniversário da independência da Nigéria estava ligado a uma suposta tentativa de golpe militar”, diz o documento.
“O relatório também fez referências espúrias ao recente comunicado de imprensa do DHQ, anunciando a prisão de dezesseis policiais actualmente sob investigação por má conduta profissional”, lêse. As Forças Armadas da Nigéria (AFN) desejam declarar categoricamente que as alegações da referida publicação são totalmente falsas, maliciosas e têm a intenção de causar tensão e desconfiança desnecessárias entre a população.
“A decisão sobre o cancelamento do desfile do 65º aniversário da independência foi para permitir que o Presidente participasse de uma reunião bilateral estratégica fora do país e para que os membros da AFN mantivessem o ímpeto na luta contra o terrorismo, a insurgência e o banditismo”, esclarece.
Além disso, acrescenta, o QG deseja tranquilizar os nigerianos de que a investigação em andamento envolvendo os dezesseis policiais é um processo interno de rotina que visa garantir que a disciplina e o profissionalismo sejam mantidos nas fileiras.
O QG do Departamento de Segurança apela a todos os cidadãos amantes da paz para que continuem a prestar o apoio necessário aos agentes de segurança O Governo Federal, o legislativo e o judiciário trabalham em conjunto pela segurança, desenvolvimento e bem-estar da nação.
A democracia é para sempre. “O DHQ pede ao público que desconsidere as falsidades que estão sendo divulgadas pelos fornecedores de desinformação e inimigos da nossa nação”, resalta a declaração.
“As Forças Armadas da Nigéria permanecem firmemente leais à Constituição e ao governo federal sob a liderança do Comandanteem-Chefe das Forças Armadas, Presidente Bola Ahmed Tinubu”, frisa o documento.









