A cidade de Luanda acolhe, de 24 a 26 do corrente mês, a segunda edição do festival internacional de dança Kizomba, denominado “Angola Kizomba Festival”, com foco na promoção da cultura, do turismo e da gastronomia angolana
Durante os três dias consecutivos de festa, o evento vai juntar centenas de pessoas amantes da kizomba e do semba na Baía de Luanda e no Hotel Diamante para celebrar a dança, a cultura e a gastronomia nacional.
Com um programa recheado de actividades culturais e lúdicas, serão três dias de muita intensidade congregados no espírito festivo dos 50 anos da independência nacional.
Segundo o coordenador do festival, Adilson Maiza, nesta edição o propósito é promover a cultura angolana nos palcos internacionais, mas tendo a dança e música Kizomba como principais elementos desta iniciativa.
“O Angola Kizomba Festival” é um evento de dimensão internacional que tem como objectivo promover a música, a dança e a cultura angolana além-fronteira, através do movimento Internacional Kizomba Festival.
Nesta edição, trouxemos 50 turistas para fazerem parte desta festa dos 50 anos de independência de Angola”, disse o coordenador. Adilson Maiza adiantou que, além dos 50 turistas, provenientes de diferentes partes do mundo, terão ainda centenas de participantes provenientes de vários pontos do país, que terão o prazer de aprender e experienciar um evento que combina a dança, a música, o turismo e a gastronomia num só pacote.
O coordenador avançou que nesta edição, tendo em conta o ano de festividade dos 50 anos de independência nacional que o país está a celebrar, o evento pretende apostar mais na promoção do turismo e gastronomia nacional, levando os participantes a conhecerem locais históricos do país e explorar a sua rica diversidade gastronómica.
O evento terá dois palcos, sendo que, nos dias 24 e 25, decorrerá no Hotel Diamante, ao passo que, no dia 26, as atenções estarão voltadas para a Baía de Luanda, onde será realizada a mega festa com exibição de coreografias de dança e música ao vivo. “Serão três dias de muita intensidade, os turistas vão ter aulas de dança de kizomba e semba, vão visitar alguns lugares históricos de Luanda e explorar a nossa gastronomia”, reforçou o organizador.
Actividades diversificadas
De acordo com a programação apresentada pelo organizador, durante os três dias, os participantes vão participar de aulas de dança, de kizomba e semba, de uma pequena extorsão turística pelos principais pontos históricos de Luanda e deliciar-se com o melhor da gastronomia nacional, além de outras actividades interativas.
A programação envolve ainda momentos de debates à volta da kizomba (origem, percurso e desafios), assim como oficinas de dança, exposição artística de pintura e artesanato, entre outras.
O festival, de acordo com a organização, contará ainda com uma gala a ser realizada na noite do dia 25, no Hotel Diamante, com música ao vivo, tendo como convidado especial o músico Don Caetano e outras figuras emblemáticas da arte que serão destacadas no evento.
Já para animar o último dia (26), que terá lugar na Baía, a organização trará como convidado especial o músico Edy Tussa, que se vai encarregar de protagonizar um espectáculo de música ao vivo, acompanhado de sua banda, e animar os participantes, que são desafiados a tomar conta da pista desfilando semba e kizomba com ousadia.