O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) estreitou laços de cooperação com a Google Brasil e outras instituições daquele país durante a 15.ª Feira do Empreendedor do SEBRAE-SP, visando potenciar a evolução das MPME angolanas.
Durante o encontro, focou-se em potenciais áreas de cooperação para a digitalização das MPME angolanas, a transformação tecnológica e o apoio à capacitação de empreendedores em competências digitais, soube OPAÍS numa nota de imprensa.
De acordo com o documento, o objectivo da cooperação é promover a inovação e a inclusão tecnológica no ecossistema angolano.
À margem da feira, o PCA do INAPEM manteve reuniões bilaterais com parceiros brasileiros para reforçar a cooperação.
Entre os encontros, foi discutida com Daniel Calvetti, responsável pela CLAPI (Centro Latino-Americano de Inovação e Aceleração de Pequenos Negócios), a possibilidade de replicar em Angola programas imersivos de aceleração e capacitação empresarial para MPME e startups, inspirados em modelos da América Latina e do Brasil.
Foram realizadas reuniões com João Canda, empresário e organizador da Expo Brasil–África, que conta com o apoio do INAPEM na internacionalização das MPME, com Isaac Mungongo, fundador da Mungo Business, que promove a cooperação empresarial entre Angola e o Brasil, e com Frederico Eurico, fundador da startup Vem Bumbar e líder da ANJE no Brasil, que apresentou iniciativas para o fortalecimento do empreendedorismo jovem e feminino.
No encerramento da participação, o presidente do INAPEM sublinhou a relevância da missão, indicando que as experiências e conexões estabelecidas reforçam o compromisso do Instituto em internacionalizar o ecossistema angolano de empreendedorismo e inovação, fomentando o intercâmbio e as oportunidades para as MPME e startups nacionais.