Os ministros da Defesa da Rússia e da Bielorrússia assinaram 14 documentos, incluindo um programa de parceria estratégica no sector militar para o período de 2026 a 2030, informou a Prensa Latina.
Segundo o ministro da Defesa usso, Andrei Belousov, “assinamos 14 documentos, incluindo o programa de parceria estratégica entre a Federação Russa e a República da Bielorrússia na área militar para o próximo período de cinco anos”.
Belousov, que falava no final da reunião com o seu homólogo do país vizinho, Viktor Khrenin, explicou que o programa permitirá um nível maior de cooperação em todas as áreas para “garantir a segurança militar da Rússia, da Bielorrússia e do Estado da União como um todo”.
Afirmou ainda que, no âmbito do plano de cooperação militar bilateral para 2026, ambos os países realizarão 164 actividades em diversas áreas. Garantiu também que Moscovo continuará a fornecer armas modernas, de alta precisão e tecnologicamente avançadas para as Forças Armadas da Bielorrússia.
“Confirmamos a nossa prontidão para enfrentar conjuntamente os desafios e ameaças modernos à segurança militar”, enfatizou Belousov.