O antigo base da Selecção Nacional, Miguel Lutonda, estreia-se, dia 7 de Novembro, como técnico principal no Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino, ao serviço do 1.° de Agosto B.
De 53 anos de idade, o também conhecido como “o General” terá como adjunto o experiente treinador Garcia Domingos, segundo anunciou o director para o basquetebol do clube militar, Joaquim Gomes “Kikas”, na cerimónia do sorteio do Unitel Basket, realizada quartafeira, numa das unidades hotelieras de Luanda.
No historial como treinador, Miguel Lutonda evoluiu como técnico-adjunto do clube principal do 1.º de Agosto desde 2021, auxiliando o camaronês, Lazare Adingono. Como adjunto, conquistou três medalhas de ouro ao serviço das seleccões nacionais, designadamente, no Afrobasket de Sub-16 em 2013, em Antananarivo, de Sub18 em 2016, em Kigali, e de sénior em 2025, recentemente disputado em Luanda e no Namibe.
Miguel Lutonda foi, também, um exímio jogador que actuava na posição de base, destacandose pelos seus dribles, pensamento no jogo e pela sua eficiência nos arremessos de curta e longa distância, numa carreira em que se notabilizou no 1.º de Agosto.