No ordenamento jurídico angolano, o ano parlamentar 2025/2026 abre hoje com a tradicional mensagem sobre o Estado da Nação.
Nos termos da Constituição e da Lei, este papel é reservado ao Presidente da República, João Lourenço. Perante os deputados, membros do Executivo, do Poder Judicial, entidades diplomáticas, religiosas e da sociedade civil, o Titular do Poder Executivo aborda o actual momento do país, assim como os desafios que estão por vir.
A promoção de mais emprego para a juventude — a força motriz da sociedade angolana — e o combate à pobreza são aspectos que estarão nas linhas do discurso do Presidente da República. Neste sentido, a definição da política nacional contempla estas e outras prioridades.
A meta é reduzir ao máximo as assimetrias; por isso, a feitura da comunicação é um sinal claro de que a roda do Estado democrático e de direito continua a andar.
A mensagem sobre o Estado da Nação é, portanto, um compromisso de transparência e representa o interesse que o Presidente da República, João Lourenço, tem com Angola e com todos os angolanos — de Cabinda ao Cunene e do mar ao Leste.