Um cidadão nacional, de 40 anos, foi detido, esta semana, no município do Camama, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), implicado no crime de homicídio negligente em que foi vítima um menor de 4 anos de idade.
A vítima faleceu no dia 1 de Setembro após desenvolver tétano acidental, subsequente a uma microcirurgia (circuncisão) realizada em domicílio pelo detido.
De acordo com as investigações do SIC, o implicado, fazendo-se passar por enfermeiro, realizou a circuncisão e dias depois do procedimento a saúde da criança deteriorou-se rapidamente, apresentando febres altas e inflamação nos testículos.
Perante o agravamento do quadro clínico, a criança foi inicialmente levada a uma Unidade Hospitalar Municipal e, em seguida, transferida de emergência para o Hospital Geral de Luanda, onde acabou por falecer horas depois.
As investigações do SIC apuraram que o detido vinha exercendo ilegalmente a profissão de enfermeiro há cerca de dez anos, realizando intervenções cirúrgicas em sua residência e em domicílio, sem possuir “qualquer carteira profissional ou habilitação legal para o exercício da actividade.”
No momento da detenção, o SIC apreendeu diversos materiais utilizados na prática ilícita, incluindo uma pinça, duas seringas, um frasco de álcool em gel e uma embalagem de luvas cirúrgicas.