O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, afirmou, ontem, no município do Luena, que com a consignação das obras de construção da Estrada Nacional EN-250, o projecto vai criar cerca de 600 empregos directos aos jovens da província do Moxico, por formas a proporcionar oportunidades de trabalho para a juventude a nível local.
Em declarações à imprensa, à margem do lançamento oficial da empreitada de construção do troço Luena – Léua – Lumeje, numa extensão total de 156 quilómetros, o ministro realçou que a EN-250 é a segunda maior via rodoviária de Angola, que vai permitir a ligação entre várias províncias do país, nomeadamente Benguela, Huambo, Bié, Moxico e Moxico Leste — à República da Zâmbia, reforçando o papel estratégico da estrada na integração territorial e económica do país.
“Esta será a via do desenvolvimento. Vai impulsionar o crescimento nacional, melhorar o acesso aos serviços públicos e gerar cerca de 600 empregos diretos durante a sua execução”, sublinhou o governante.
A referida via, que terá 12 metros de largura, faz parte do Corredor do Lobito, ligando os municípios do Luena e Léua, na província do Moxico, e, posteriormente, Lumeje, Luacano e Luau, no Moxico-Leste. A empreitada incluí, igualmente, a construção de cinco pontes, segundo fez saber o ministro.
O ministro Carlos Alberto assegurou, ainda, que o troço Luena–Munhango será concluído e entregue até ao primeiro semestre de 2026, reiterando o compromisso do Executivo em transformar a infraestrutura rodoviária em um fator de progresso e bem-estar para as populações.
A empreitada da EN-250, incluindo a construção de pontes e outras estruturas de suporte, foi formalizada pelo Despacho Presidencial n.º 212/22, de 13 de julho, e está a cargo da empresa M. Couto Alves Vias, S.A., com fiscalização da FISPROJ – Investimentos, Lda.
O projeto, cuja consignação está avaliada em mais de duzentos mil milhões de kwanzas, terá uma duração prevista de 36 meses, de acordo com a empresa responsável da empreitada.
A cerimónia contou com a presença do Governador Ernesto Muangala, dos Vice-Governadores Provinciais, diretores nacionais e provinciais, administradores municipais, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e representantes da sociedade civil, que testemunharam o arranque de mais uma obra de impacto nacional.
Um cidadão nacional, de 40 anos, foi detido, esta semana, no município do Camama, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC),...
Ler maisDetails