A Igreja dos Profetas Africanos em Angola (IPAA) realizou, neste domingo, 12 de Outubro, no município do Catete, província de Icolo e Bengo, uma cerimónia de certificação de 70 pastores recentemente formados em Teologia Africana, Administração e Liderança Religiosa.
O evento fez parte das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional e decorreu sob o lema “Resgatar e Restaurar a Religião Africana”.
O culto contou com a presença de representantes do Secretariado do MPLA, FNLA, da cultura que esteve em repreensão do Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos (INAR), autoridades tradicionais e outras individualidades.
Em declarações à imprensa, o secretário-geral da IPAA, Faustino Mabaia, disse que participaram 12 igrejas e o espaço reuniu mais de 500 fiéis.
“Estão neste momento congregadas um total de 12 igrejas e o número de fiéis ultrapassa as 500 pessoas. O objectivo é repensar a morte do profeta Kimbangu, certificar mais de 60 pastores e orar em prol do país”, afirmou.
Faustino Mabaia disse ainda que o profeta Kimbangu foi um dos líderes religiosos que lutou pela independência dos povos africanos, incluindo Angola.
“O culto decorre no âmbito dos 50 anos de Independência Nacional, pois é imperioso reconhecermos que o profeta Kimbangu foi um dos grandes lutadores pela independência dos países africanos” vincou.
Acrescentou que a IPAA está em processo de legalização pelo Estado angolano e tem anuência para a realização de cultos em todo o território nacional.
Já o pastor e líder da comunidade Mbanza N’sanda, Lopes Lumbu, explicou que os novos pastores terão a missão de levar a mensagem da igreja a todas as províncias do país, reforçando o compromisso com acções sociais e de solidariedade.
Segundo o responsável, no âmbito dos seus programas sociais, a igreja tem desenvolvido diversas acções filantrópicas e solidárias, com o propósito de cooperar com o Estado já que um dos mandamentos da religião é, precisamente, na língua nacional kikongo “zitisa luyalu”, que significa “o respeito e a cooperação mútua com as instituições estatais”.
A IPAA reúne igrejas de matriz africana e tem como missão valorizar a identidade negra e promover o ensino da cultura e religião africana. A sede da congregação fica em Luanda, no bairro Kikolo da Conduta, sob a liderança do profeta Nkasa Ngasia Kukola.
