EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Concerto “4C” une artistas de diferentes gerações no palco do Palácio de Ferro

Maria Custodia por Maria Custodia
13 de Outubro, 2025
Em Cultura, Em Cartaz

O cantor angolano Totó ST declarouse regozijado por, sendo jovem, interpretar grandes clássicos da música nacional, em concerto que visou celebrar meio século de independência do País, realizado neste sábado, 11, no Palácio de Ferro, em Luanda

Poderão também interessar-lhe...

‎Angola apresenta gastronomia no festival “Durbar Day” em Belgrado

Segunda edição do iEngenharia BootCamp acontece de 3 a 5 de Julho

Escritores projectam ‘‘tarde literária’’ para arrecadação de livros

Eufórico, num evento que contou com a participação de mais de 200 pessoas que aplaudiram, demostraram manifestações de alegria, de reflexão e dança, apelou à população a ser mais patriótica, unida e resiliente.

As canções, interpretadas com emoção, começaram a ganhar vida desde o primeiro bloco do espectáculo, marcado por momentos de imersão em músicas de lamento sobre a luta de libertação nacional. As letras e melodias dos grandes ícones da música tradicional angolana despertaram a memória colectiva sobre o passado do país.

Com seu estilo peculiar, o anfitrião Totó ST subiu ao palco vestido de branco, símbolo de paz e vitória, acompanhado de sua viola, instrumento que o acompanha em todas as jornadas. Sua voz inconfundível animou a plateia ao interpretar a canção “Muxima”, do grupo Ngola Ritmos, popularizada por Liceu Vieira Dias, lançada em 1965 e cantada em Kimbundu, cuja tradução para o português é “Coração”.

Na sequência, ouviu-se “Birin, Birin”, de Ruy Mingas, (in memoriam), seguida da canção “Valódia”, de Santocas, do disco Glória Eterna aos Nossos Heróis (1976). Clássicos como “O Guerrilheiro”, de David Zé, e “Kisua Ki Ngui Fua”, de Artur Nues (in memoriam), também fizeram parte do repertório, este último pertencente à colectânea Anthologie de la Musique Angolaise (1973–1975).

Outros destaques incluíram “Mona Ki Ngi Xica”, de Bonga; “Velha Xica”, de Waldemar Bastos e “Os Meninos do Huambo”. Já os temas “11 de Novembro” e “Nguxi”, de Rosita Palma e da sua irmã Belita Palma (in memoriam), foram interpretados pelo grupo tradicional Nguami Maka, seguidos da declamação do poema “Caminho do Mato”, escrito por António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola.

O concerto foi dividido em quatro blocos temáticos: canções sobre a guerra, a independência nacional, a paz e, por fim, uma homenagem aos 50 anos de Angola com a música “Por Angola”, composta por Totó ST especialmente param a ocasião.

No final, o anfitrião manifestou a sua emoção com a recepção calorosa do público. “Foi um concerto maravilhoso. Não esperava uma reacção tão positiva. Pesquisei bastante para seleccionar as músicas mais adequadas.

É um grande regozijo para mim, sendo jovem, interpretar esses grandes clássicos. Nestes 50 anos de independência, devemos ser mais patriotas, unidos e resilientes”, afirmou.

Participações de músicos consagrados

O concerto contou com a presença de músicos conceituados do cenário nacional, como Filipe Mukenga, Dina Santos e Dom Caetano, entre outros, que falaram sobre a independência e o papel da música nesse processo.

Aos 76 anos, sendo 62 dedicados à carreira artística, Filipe Mukenga, com seis discos lançados no mercado nacional e internacional, expressou a sua satisfação por dividir o palco com Totó ST na interpretação da música “Angola no Coração”. Para Mukenga, Totó é um dos jovens mais talentosos da nova geração e ocupa lugar de destaque entre seus artistas preferidos.

Questionado sobre o evento celebrativo, Mukenga disse que os 50 anos de independência são inesquecíveis e que se sente feliz por estar vivo e poder celebrar. “Quando jovem, participei na construção da nossa independência.

Junto com outros músicos, percorremos o país em caminhonetas, enfrentando chuva, usando lonas como protecção. Realizávamos espectáculos para angariar fundos para o partido no poder e mobilizar o povo, enquanto o país era invadido por forças estrangeiras, como o regime racista da África do Sul e mercenários. Quem viveu esses momentos, jamais os esquecerá”, disse, encerrando com um sorriso de alívio.

Por sua vez, a cantora Dina Santos, também convidada, agradeceu pela honra de participar. “Nestes 50 anos, estou muito feliz. Fui condecorada e espero que, no futuro, o país continue realizando conquistas que beneficiem a todos”, declarou.

A vitória para a nova geração

O líder do grupo tradicional Nguami Maka, Jorge Mulumba, considerou o concerto uma mais-valia e um desafio enriquecedor para os artistas, dada a diversidade cultural envolvida. Para si, este concerto serviu para levar à reflexão o que é Angola, dentro e fora do país em meio século de história. “Mesmo que não estejamos aqui nos próximos, desejamos uma Angola melhor para todos”, disse.

Já a cantora lírica Marília Alberto classificou o momento como um grande aprendizado ao partilhar o palco com Totó ST. “Antes do concerto, ouvimos os mais velhos para conhecer o que já foi feito.

Em 50 anos, avançamos em muitos aspectos. Agradeço muito aos que vieram antes, porque naquela altura já faziam coisas fantásticas, mesmo sem as condições que temos hoje. Eles eram verdadeiros artistas, faziam tudo com paixão. Estamos aqui agora para continuar esse legado”, afirmou com alegria.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

‎Angola apresenta gastronomia no festival “Durbar Day” em Belgrado

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

‎‎Os membros da comunidade angolana em Belgrado, na Suécia, apresentaram, recentemente, a gastronomia, as canções e danças nacional como Semba,...

Ler maisDetails

Segunda edição do iEngenharia BootCamp acontece de 3 a 5 de Julho

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026
DR

A segunda edição do iEngenharia BootCamp realiza-se nos dias 3, 4 e 5 de Julho, no Palácio de Ferro, em...

Ler maisDetails

Escritores projectam ‘‘tarde literária’’ para arrecadação de livros

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

A iniciativa, denominada Tarde Literária Filantrópica, destinada à arrecadação de livros infantis e bens de consumo não perecíveis, com destino...

Ler maisDetails

Companhia de Arte Cénica arranca com plano de férias direccionado às crianças

por Augusto Nunes
23 de Junho, 2026

A Companhia de Arte Cénica de Luanda realizará, de 29 de Junho a 31 de Agosto, no Elinga Teatro, a...

Ler maisDetails

Brasil e Marrocos buscam apuramento aos 16 avosde-final esta noite

24 de Junho, 2026

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

24 de Junho, 2026

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

24 de Junho, 2026

CHEFE DE ESTADO APROVA FINANCIAMENTO PARA REFORÇO DA REDE DE COMUNICAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.