A embaixadora da França acreditada em Angola, Sophie Aubert, manifestou, ontem, quinta-feira, 9, em Luanda, a satisfação pelo aprofundamento das relações bilaterais entre os dois países, sobretudo no domínio parlamentar, cultural e económico
Ao falar à imprensa no final de uma audiência concedida pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, a diplomata anunciou a criação de um grupo de amizade francoangolano na Assembleia Nacional Francesa, iniciativa que visa reforçar a cooperação institucional entre os dois parlamentos.
“Informei à senhora presidente sobre a criação, na Assembleia Nacional Francesa, de um grupo de amizade franco-angolano, e ela informou também que no próximo ano será criado aqui um grupo francófono na Assembleia Nacional”, afirmou Sophie Aubert, sublinhando que a intenção é dar continuidade à cooperação parlamentar através de “todas as oportunidades disponíveis, nomeadamente no quadro da francofonia”.
A diplomata destacou ainda a adesão de Angola à Organização Internacional da Francofonia (OIF) e da Assembleia Nacional à Assembleia Parlamentar Francófona, o que, segundo disse, abre novas possibilidades de intercâmbio e formação. “Temos esta semana uma reunião muito importante, com mais de 100 pessoas de 10 países africanos, para seguir cursos e reforçar o nível do francês profissional”, adiantou.
Durante o encontro, foram também abordados temas ligados ao Fórum de Paris sobre a Paz, a realizar-se no final deste mês, evento em que a presidente da Assembleia Nacional deverá participar.
“Falámos sobre os principais temas do fórum — o ambiente, o Acordo de Paris sobre o clima, a integridade da informação e a paz mundial”, referiu Aubert, salientando que a França valoriza o contributo de Angola nos debates internacionais.
A embaixadora frisou que as relações entre os dois países “reflectem o excelente entendimento entre as suas autoridades”, e realçou a dinâmica de cooperação existente em vários domínios, como “educação, ensino superior, arqueologia, tecnologia, agricultura e desporto”.
Recordou, igualmente, que Carolina Cerqueira tem visitado com frequência a França com vista a participar nos eventos internacionais, como o Fórum de Paris para a Paz e as comemorações sobre a participação feminina na vida política e eleitoral, realizadas em Março de 2024.
No plano económico, Sophie Aubert informou que o volume das trocas comerciais entre Angola e França ultrapassou os 2 mil milhões de euros em 2024, sendo cerca de 1.600 milhões provenientes das exportações angolanas (principalmente petróleo) e entre 400 a 500 milhões de euros de exportações francesas para Angola, sobretudo em equipamentos industriais e agrícolas. “Temos uma cooperação forte e diversificada, e queremos continuar a trabalhar juntos para densificar esta relação”, concluiu.