O Presidente da República, João Lourenço, vai condecorar, em cerimónia pública, na próxima terça-feira, 7 de Outubro, um total de 383 militares com medalhas de Valor das Forças Armadas Angolanas, da Defesa Nacional e dos Serviços Distintos.
A lista, que inclui generais, vice-almirantes, tenentes-generais e brigadeiros, foi divulgada pelos Serviços de Imprensa da Presidência e presta homenagem a carreiras notáveis, reconhecendo também, de forma póstuma, o sacrifício de vários combatentes.
A lista nominal abrange militares das três classes (2ª e 3ª) da Medalha do Valor das Forças Armadas Angolanas, as três classes (1ª, 2ª e 3ª) da Medalha da Defesa Nacional, e as três classes (1ª, 2ª e 3ª) da Medalha Militar dos Serviços Distintos.
Entre os mais de trezentos nomes, destacam-se figuras de relevo na hierarquia militar angolana. A mais alta distinção da lista, a Medalha da Defesa Nacional, 1ª Classe, será entregue a 91 personalidades, incluindo o general-de-exército Eduardo Ernesto Gomes “Bakalof” e o General Arlindo Chenda Isaac Pena “Ben Ben”, ambos a título póstumo, e figuras como o almirante Lando Filipe “Viper” e o general Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”.
Na categoria de reconhecimento pelo mérito e coragem, 61 militares serão agraciados com a Medalha do Valor das Forças Armadas Angolanas, 2ª Classe. Este grupo inclui 6 agraciados a título póstumo, como o general Manuel da Costa António Kiako “Mundo Real” e o vice-almirante Joaquim João Gouveia.
A lista também reconhece o trabalho e a dedicação dos militares através da Medalha Militar dos Serviços Distintos, que na sua 1ª Classe irá distinguir generais como Mário António Sequeira de Carvalho e Eduardo de AImeida Ferreira Martins “Dinho Martins”.