O Hospital Sanatório localizado no município do Lubango, província da Huíla, foi esta quarta-feira, 01 de outubro, reforçado com novos meios circulantes, com realce para um de busca activa de doentes que começam a medicação e em dado instante interrompem-na, e não regressam à unidade hospitalar para procederem ao levantamento dos respectivos fármacos.
A entrega dos meios coube ao governador provincial, Nuno Mahapi, sendo resultante de uma autorização do Executivo angolano de um reforço orçamental adicional às unidades sanitárias a fim de melhorar a capacidade de trabalho.
De acordo com o director-geral do Hospital Sanatório do Lubango, Lourenço Kotele, a instituição regista uma taxa de 34% de doentes que abandonam o tratamento, facto que se torna preocupante para as autoridades de saúde daquela região.
“Estes cadastrados vão ser alvo de busca activa com uma viatura adequada, como teremos a oportunidade de levar os pacientes que muitas vezes têm a alta e a família não vem buscar”, manifestou.