O conhecido casal de actores, Luís da Costa Dias Quifas “Sidónio” e Josefina dos Santos “Lembinha”, foi condecorados ontem pelo Presidente da República, João Lourenço, durante a sexta cerimônia de condecorações que decorreu em Luanda, no âmbito da celebração dos 50 anos de independência nacional.
Conhecidos na TV angolana como o casal que há mais de duas décadas tem feito parte do quotidiano das famílias que os acompanhavam através da comédia televisiva “Conversas no Quintal”, Sidónio e Lembinha são personagens que encantaram o público de várias idades e faixas etárias por vários anos.
Embora já não muito voltados à televisão e à comédia, Sidónio e Lembinha continuam a dar seu contributo pela valorização da arte noutros campos de actuação onde actualmente estão engajados. Luís Kifas agradeceu pelo reconhecimento do trabalho realizado. “Só temos que agradecer.
É o reconhecimento de todo um trabalho que temos feito ao longo desses anos todos”, afirmou o artista, em declarações à imprensa, recordando que em 2026 completará 40 anos de carreira.
Segundo Luís Kifas, esta é a segunda distinção oficial que recebe, depois da Medalha de Herói Nacional. “Agora recebemos a distinção dos 50 anos. Também aumenta cada vez mais a nossa responsabilidade”, frisou.
Papá Ngulo e Chico Caxico
Quem também foram condecorados pelo Presidente da República foram os actores Nelo Jazz e Quim Fasano, conhecidos publicamente pelos personagens “Papá Ngulo” e “Chico Caxico” que igualmente durante vários anos animaram, educaram e entreteram o público angolano com as suas séries e pegadinhas emitidas na altura pela Televisão Pública de Angola (TPA).
As condecorações dos respectivos actores expressam o mais elevado reconhecimento pelos seus contributos em prol do desenvolvimento da arte e da cultura nacional, pela persistência e especialmente pelo papel educativo e de transformação social que as suas peças e comédias exerciam sobre a sociedade, cujos reflexos são sentidos até aos dias actuais.
