OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 17 Dez 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Não se aprende o inglês nas escolas: Uma teoria maquiavélica de falta metodológica – II

Jornal OPaís por Jornal OPaís
30 de Setembro, 2025
Em Opinião

A eficácia do ensino da língua inglesa nas escolas tem gerado inúmeros questionamentos por parte de quem entende da matéria. Esta afirmação “não se aprende o Inglês nas escolas” pode parecer uma mera brincadeira, mas ela reflecte uma preocupação legítima sobre a forma como são ministrados as aulas de Inglês nas escolas.

Poderão também interessar-lhe...

A importância de priorizar o bem-estar físico e mental de pacientes com Diabetes Mellitus

Esqueçam-se das vendas, foquem-se no relacionamento!

Normas legais sobre facturas e sua relevância na economia angolana

Por outra, acaba de descre dibilizar os professores da mesma, mostrando a falta de métodos que podem alterar o quadro com maior eficácia. Na primeira parte reflectimos do quão é importante falar inglês nos dias actuais, sendo ela uma língua não só de comércio, também como a língua franca universal.

Adicionado, expliquei o quanto estava insatisfeito com estes dizeres, os próprios professores da área infernizam o real foco do inglês nas es colas. Surge a pergunta, para que serve a escola? Há um ditado popular que diz “quem não senta para aprender, não pode levantar para ensinar”.

Em algumas escolas por exemplo, já houve casos em que a origem do professor (local de formação aca dêmica) era o critério de seleção, o facto de teres estudado na África do Sul, Namíbia… mesmo sem nunca teres noções de metodologia ou mesmo conhecer a língua como tal, um “how are you e verb to be” eras o cara.

Voltando ao assunto, a forma de como o Inglês é ensinado nas escolas é opressor, usando métodos tradicionais que já não coadunam com o contexto actual, com o foco excessivo na gramática e na teoria, em vez de práticas mais interactivas e contextualizadas. A falta de oportunidades para practicar o inglês de forma significativa e autêntica, limitando assim o aluno de aprender a aplicar a língua.

A outra é a desconexão com a realidade, o ensino do inglês pode estar desconectado da realidade esquecendo das necessidades dos alunos, tornando-o menos relevante e interessante.

Luciano Amaral Oliveira, au tor do livro “Métodos de ensino de Inglês: teorias, práticas, ideologias”, apresenta uma visão crí tica sobre os métodos tradicionais de ensino de inglês.

Ele questiona a eficácia desses métodos e des taca a importância de uma abordagem mais flexível e adaptação às necessidades dos alunos. Sus tentando o meu terceiro parágra fo no ponto dos métodos tradicio nais com livro de Luciano Oliveira, ele argumenta que os métodos tra dicionais de ensino de Inglês po dem ser limitados e não atender às necessidades dos alunos em dife rente contexto.

Sempre fui crítico de como alguns professores usam os seus métodos e técnicas para o ensino do Inglês, para quem leu a primeira parte notou que desenco rajei o uso do Português nas aulas de Inglês, pois o “Grammar Trans lation Method” faz parte dos mé todos tradicionais. Vê só, conjuga o verb to be/do no present simple, affirmative and negative form.

Pa ra que serve a conjugação dos ver bos nas provas? As escolas deve riam ter um critério forte na sele ção dos professores de inglês, para evitar as teorias maquiavélica de que não se aprende o Inglês nas escolas.

Dizia o Zola Menga, a es colha de um professor de inglês ti nha que ser comparada com a es colha de um médico, pois, a repu tação importa. Deste modo, ter um nível acei tável de proficiência em Inglês é fundamental para os professo res de inglês, bem como também aprender as metodologias do ensi no do Inglês, considerando as ne cessidades e estilos de aprendiza gem dos alunos.

Por: CAPELA NDUNGIDI

Jornal OPaís

Jornal OPaís

Recomendado Para Si

A importância de priorizar o bem-estar físico e mental de pacientes com Diabetes Mellitus

por Jornal OPaís
16 de Dezembro, 2025

Priorizar o bem-estar físico e mental de pessoas com diabetes desde o diagnóstico é crucial para um bom controlo da...

Ler maisDetails

Esqueçam-se das vendas, foquem-se no relacionamento!

por Jornal OPaís
16 de Dezembro, 2025

Há sensivelmente quatro anos, fui convidado a falar sobre vendas para uma turma de empreendedores, na Mediateca do Cazenga. A...

Ler maisDetails

Normas legais sobre facturas e sua relevância na economia angolana

por Jornal OPaís
16 de Dezembro, 2025

A emissão de facturas é um factor sine qua non na organização das relações comerciais e na transparência fiscal, permitindo...

Ler maisDetails

O letrado que não sabe ler

por Jornal OPaís
16 de Dezembro, 2025

Existe uma ironia persistente na vida social: aqueles que acumulam diplomas e recorrem a uma «linguagem erudita» falham, muitas vezes,...

Ler maisDetails

Vandalização de Linha de Alta Tensão deixa Benguela e Cuanza Sul às escuras

16 de Dezembro, 2025

João Lourenço condecorado com Cordão de Ouro pela ACNOA

16 de Dezembro, 2025

Fábrica de massa instantânea e frita gera mais de 80 empregos directos em Luanda

16 de Dezembro, 2025

‎Lançamento do portal Conecta Angola vai contribuir para modernização das pequenas e médias empresas

16 de Dezembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.