As celebrações dos 76 anos do Festival da Lua e da fundação da República Popular da Chinesa aconteceram neste domingo, 28, no município do Sequele, província do Icolo e Bengo, protagonizado por um grupo de 30 jovens, entre angolanos e chineses.
O evento sucedeu à tomada de posse da IV direcção da Câmara de Comércio-Geral de Jiangsu em Angola e contou com animação de dança da cultura chinesa, retratada por estudantes do Instituto Superior Tundavala, da cantora Jordânia, entre outros cantores chineses que abrilhantaram o amistoso.
De acordo com o presidente da Câmara de Comércio-Geral de Jiangsu em Angola, Francisco Shen, o encontro entre as duas culturas visa criar uma plataforma de intercâmbio cultural, demonstrando a união e a continuidade de um fortalecimento da amizade entre os dois povos.
Por sua vez, o secretário para a Informação do MPLA, Esteves Hilário, considerou as relações de cooperação entre o seu partido e o Comunista Chinês como sendo de longos anos, desde a luta pela independência de Angola.
“A presença da China em Angola é um motivo de satisfação não apenas pelos vários investimentos, mas por decidirem fazer deste país, com particular realce à província do Icolo e Bengo, a sua se gunda casa”, disse.
Desta forma, exortou os empresários a continuarem a trazer investidores privados para o país e, em particular, para a província do Icolo e Bengo. Na sua intervenção, o representante da comunidade chinesa em Angola, João Li, disse esperar que a nova direcção alargue as áreas de cooperação com Angola, criando assim mais oportunidades de emprego para os cidadãos.
O Festival da Lua acontece no 15.º dia do 8.º mês lunar do calendário chinês (normalmente em meados de Setembro, no calendário gregoriano), que coincide com o equinócio de outono do calendário solar.
Esse é o momento ideal, quando a lua está cheia e em seu maior esplendor, para comemorar a colheita do verão. Já o Dia Nacional da República Popular da China é uma data mais recente, celebrada a 1 de Outubro e que marca a fundação do país em 1949. O evento contou com a presença do governador do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, administrador municipal, entre outros convidados.