O Presidente do Conselho de Administração da empresa Portuária do Lobito, Celso Rodrigues de Lemos Rosa, reafirmou, esta sexta-feira, 26, o compromisso da instituição com a modernização logística, inovação tecnológica, sustentabilidade e uma melhor articulação estratégica com os potenciais parceiros, por formas a tornar a empresa mais eficiente e alinhada com os mais exigentes padrões internacionais.
O gestor reafirmou o manifesto quando discursava na abertura do VI Conselho Consultivo Alargado do Porto do Lobito, realizado no Hotel Términus, sob o lema “Porto do Lobito na Ordem dos Padrões Internacionais de Excelência, Eficiência e Qualidade”.
Com 81 participantes, entre gestores, técnicos e parceiros institucionais, o encontro, de acordo com a nota de imprensa a que tivemos acesso, trouxe ao debate temas centrais como a modernização das infraestruturas, transformação digital, sustentabilidade e eficiência operacional.
Na mesa-redonda, avança o documento, representantes do Porto do Lobito, das concessionárias e da Agência de Facilitação de Transporte e Trânsito do Corredor do Lobito defenderam uma maior articulação institucional para reforçar a competitividade do Corredor e impulsionar o desenvolvimento económico da região.
Entre as recomendações finais, os participantes propuseram investimentos contínuos em tecnologia e inovação, capacitação técnica do pessoal, modernização do sector pesqueiro, criação de corredores ecológicos e zonas de lazer integrando turismo e conservação ambiental, além do reforço da comunicação com os agentes de navegação e melhorias na segurança marítima, incluindo a recuperação das bóias de sinalização.
O PCA, Celso Rosas, ao encerrar o evento, sublinhou que o Conselho Consultivo tem precisamente a missão de ouvir críticas e recolher contribuições para melhorar o desempenho da instituição.
”Este espaço existe para isso: para escutar, debater e construir soluções em conjunto. Felicito todos os prelectores, moderadores e participantes, pois as ideias aqui partilhadas serão consideradas e transformadas em acções concretas”, afirmou o PCA.
Uma viatura para o Soba do Lobito
No fim do encontro, segundo o informe do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Porto do Lobito enviada à nossa redacção, o encontro terminou com um gesto simbólico de responsabilidade social.
Depois de ter solicitado, foi encorajado o Conselho de Administração a oferecer, em 2026, uma viatura ao soba Afonso Rodrigues Sukumula, Regedor do Lobito, para apoiar as suas actividades comunitárias.
O Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), com o auxílio financeiro do Fundo Nacional de...
Ler maisDetails