Num período de dez dias (13 a 23 de Setembro), a Agência Nacional para a Gestão da Região do Okavango (Anagero) levou mais de 100 indivíduos, entre angolanos, portugueses, americanos, chineses, namibianos e zimbabueanos, a explorar parte da zona de conservação de Okavango, que se estende por regiões de Angola, Namíbia, Zimbábue, Zâmbia e Botswana
Os turistas, jornalistas e empresários embarcaram numa excursão, com passagem por uma parte da região sul de Angola, como Huambo, Huila, Cuando e Cubango, e que culminou com a chegada ao “Bico de Angola”, no município do Cuando.
Os chapéus multicoloridos entregues pela Anagero de pouco ou nada serviam diante do calor imponente que se impunha sobre o grupo, no qual estavam incluídos os jornalistas, na nascente do rio Kuvango, naquela tarde de sábado. A nascente do rio Kuvango tornou-se num dos primeiros pontos de emoção dos expedicionários que davam início à aventura.
No local, foram prontamente recebidos pelo regedor da nascente, Fernando Henrique, e pelo rei dos Wassambos, Mariano Sampaio, dois homens com a seriedade exigida e devida que representam a autoridade na região de Chicala Tcholohanga.
Leia mais em