Tido como o primeiro empreendimento cultural edificado na pitoresca Ilha do Mussulo, o espaço Mussulo Arte Market passou a constar, desde o último fim-de-semana, do roteiro cultural do referido município e do país, em geral
O projecto que surgiu da necessidade de criar um espaço permanente para a arte e o artesanato angolano, capaz de dar visibilidade a artistas e artesãos, valoriza o talento local, criando oportunidades de negócio.
Tem como objectivos dinamizar a economia criativa, fomentar o turismo cultural, apoiar a formação e profissionalização de artesãos, bem como criar um Espaço de lazer e fruição cultural para todos.
Com uma capacidade de recepção em simultâneo de dezenas de expositores e centenas de visitantes, o espaço Mussulo Arte Market assegura o conforto e diversidade na experiência.
O gestor do Espaço, Mário Guimarães, abordado por OPAÍS, afirmou que o Mussulo Arte Market representa para os habitantes daquela circunscrição uma oportunidade de valorização cultural, de geração de rendimento e de fortalecimento do sentido de pertença.
Referiu que o espaço assumese como um novo Pólo Cultural e Turístico, que reforça a imagem da província como destino de referência. Salientou que o projecto foi concebido de forma sustentável, com áreas distintas destinadas a contemplar exposição, venda de artesanato, gastronomia e actividades culturais. Referiu que a execução do em preendimento levou vários meses de trabalho articulado entre parceiros, artistas e técnicos.
O responsável recordou que o espaço terá um funcionamento permanente, com uma programação regular de actividades culturais, das quais feiras temáticas, workshops, exposições, venda contínua de artesanato e de produtos criativos.
A sua dimensão, segundo o responsável, traduz-se não apenas na estrutura física, mas sobretudo no impacto social e económico que pretende gerar o referido espaço. A entrega do projecto em tempo oportuno é considerada pelos habitantes daquela localidade como um momento simbólico de valorização da cultura e de reconhecimento do trabalho dos artistas e artesãos.
O responsável realçou que, mais do que uma estrutura física, o espaço Mussulo Arte Market é um projecto vivo, inclusivo e comunitário, pensado para crescer com a participação activa de artistas, cidadãos e visitantes. É também um projecto que se quer sustentável, criativo e de impacto duradouro para a cultura angolana.
Orçamento e valorização da cultura
Questionado quanto ao orçamento do empreendimento, Mário Guimarães sublinhou que o investimento global do projecto está enquadrado numa lógica de investimento faseado, garantindo sustentabilidade e evolução progressiva do mesmo.
O gestor sublinhou que, com esta vocação na Ilha do Mussulo, o projecto constitui-se numa referência pioneira e inovadora na promoção da arte angolana. “Para os habitantes do Mussulo, o novo Espaço representa uma oportunidade de valorização cultural, de geração de rendimento e de fortalecimento do sentido de pertença”, realçou.
O gestor referiu, igualmente, que o projecto foi concebido de forma sustentável, com áreas distintas como da exposição, venda de artesanato, gastronomia e actividades culturais, traduz-se não apenas na estrutura física, mas, sobretudo, no impacto social e económico que pretende gerar. Trata-se de uma casa para a cultura, um ponto de encontro entre criadores, turistas e cidadãos.
“Este é um momento simbólico de valorização da Cultura e de reconhecimento do trabalho dos artistas e artesãos”, disse Guimarães. Indagado quanto ao impacto do projecto, Mário Guimarães salientou que será visível em várias dimensões: económica, social, cultural e turística. No Mussulo, por exemplo, representará novas oportunidades de rendimento e valorização do talento local.
Já em relação a Luanda, referiu que acrescentará uma nova centralidade cultural, capaz de atrair turistas nacionais e estrangeiros, ao mesmo tempo que fortalece a identidade angolana.
Refira-se que o projecto nasceu da necessidade de criar um espaço permanente para a arte e o artesanato angolano, capaz de dar visibilidade a artistas e artesãos, valorizando o talento local e criando oportunidades de negócio.