O município dos Gambos, na província da Huíla, realizou, de 19 a 21 do mês em curso, a 2ª edição da Expo Gambos, cujo objectivo foi demonstrar as suas potencialidades, contando com a participação de mais de 50 expositores desta circunscrição do território huilano, bem como dos municípios da Chibia e Quilengues.
O evento, que juntou empresários que actuam no sector da extracção de rochas ornamentais, pecuaristas e agricultores, insere-se nas festividades dos 73 anos de existência da vila de Chiange, capital do município dos Gambos, e permitiu a realização de um volume de negócios avaliado em 60 milhões de Kwanzas.
As autoridades administrativas deste município, que se localiza a 150 quilómetros da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, fazem um balanço positivo do evento e já começam a projectar o próximo, que deverá ocorrer no próximo ano.
Na ocasião, o diretor municipal do desenvolvimento económico, Eduardo Guedes, disse que a Expo Gambos superou as expectativas da organização, apesar de ser apenas a segunda vez que se realizou. No entanto, os indicadores apontam para um aumento anual de participantes, bem como do volume de negócios que se realizou.
“O balanço é positivo, nós conseguimos atingir aquilo que foram os nossos objectivos. Tivemos a participação de mais de 50 expositores do município dos Gambos e não só. Neste evento, tivemos empresas, administrações municipais, Associações de Camponeses e Escolas de Campo. A nossa expectativa para a próxima edição é de superar esta e fazer sempre melhor”, assegurou.
A 2ª edição da Expo Gambos, que se realizou na Vila de Chiange, decorreu sob o lema “Gambos 73 anos, valorizando as conquistas da Independência nacional”.
A a tividade contou ainda com a participação da Associação dos Criadores Tradicionais de Gado, da Polícia Nacional e do Comando Municipal dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros.
Por: João Katombela, na Huíla