”A UNITA espera e encoraja várias candidaturas para a liderança do partido no seu xiV Congresso Ordinário” marcado para novembro”. Esta posição foi reafirmada pelo secretário-geral do “galo negro” e coordenador da comissão organizadora do congresso, Álvaro Chikwamanga Daniel, que afastou a possibilidade de se “aventar um candidato” para evitar uma disputa única, tendo ainda anunciado que as candidaturas abrem no próximo dia 8 de Outubro
“Nós, enquanto comissão coordenadora, temos estado a encorajar que tais vontades se manifestem”, declarou durante uma conferência de imprensa ontem, em Luanda, que serviu para apresentação da comissão organizadora do conclave e do cronograma de actividades.
Álvaro Daniel detalhou os critérios de elegibilidade para o cargo máximo e sublinhou que estes estão alinhados com os estatutos da UNITA, da Lei dos Partidos Políticos e da Constituição da República.
“O lugar do presidente da UNITA está aberto a todos os membros do partido que tenham atingido 35 anos de idade, que sejam cidadãos angolanos, sejam membros em pleno uso dos seus direitos, não tenham histórico criminal, sejam conhecedores da linha.