O presidente dos EUA, Donald Trump, não pode recusar a proposta do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de estender o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START, na sigla em inglês) por mais um ano, disse à Sputnik Greg Mello, director da organização não governamental do Grupo de Estudos Los Alamos
Mello destacou que este passo vai apenas beneficiar todos os lados e com certeza não exigirá custos. “Trump não pode recusar a oferta de Putin sem manchar sua reputação no país e no exterior.
Não há necessidade de pensar em aceitar a oferta […] ou não – todos serão beneficiados e não incorrerão em custos. Presidente Trump, por favor, aceite esta oferta e considere-a”, ressaltou.
Segundo o especialista, a prorrogação do acordo pode ser um sinal útil para os militaristas europeus e britânicos, que fazem de tudo para prolongar o conflito militar na Ucrânia. Assim, finalizou, isso também será um sinal para os “falcões nucleares americanos”, que acreditam que podem envolver Trump em programas que custam bilhões de dólares por ano.
O acordo russo-americano expira em 5 de fevereiro de 2026, e até recentemente não havia diálogo entre Moscou e Washington sobre as perspectivas de sua renovação.
Na segunda-feira (22), Putin declarou que Moscou está pronta, após 5 de fevereiro de 2026, para continuar por um ano a cumprir as limitações do Tratado Novo START.
O chefe de Estado russo indicou que os passos para cumprir as limitações conforme o tratado terão resultados se os Estados Unidos corresponderem reciprocamente.