O director artístico da Banda Folclórica MM Yetu, Justino Ginzamba, decidiu suspender as actividades da referida formação, por falta de convites para espectáculos e apoios
O artista referiu que há muito não são convidados para os shows e muito menos para interagir em actividades que envolvam entidades ou turistas que vão chegando a cidade capital do país, em visita.
“Estamos há vários anos sem um convite para concertos ou pelo sermos inseridos numa das várias actividades que se vão realizando ao nível de Luanda para mostrarmos o nosso potencial, a nossa cultura, que é espelhada com harmonia e responsabilidade na música e nos instrumentos musicais ancestrais que muitos conheceram durante as nossas actuações”, disse.
A Banda MMYetu, que por sinal é um apêndice do projecto artístico do Centro de Estudo de Revalidação da Música Angolana (CERMA), foi criada em 2013 com o objectivo de divulgar a cultura angolana, por via da música, bem como preservar, valorizar e divulgar os instrumentos musicais tradicionais, a sua fabricação e execução.
Já teve momentos relevantes em termos de representatividade em todos os lugares para os quais fosse chamada. Mas, por motivos até aqui não justificados, deixou de ser convidada para os diferentes eventos, há mais de 3 anos.
A sua última actuação ao vivo aconteceu em 2022, no Festival Balumuka, um evento de periodicidade anual realizado no emblemático Palácio de Ferro, visando resgatar a riqueza cultural dos angolanos, destacando a marimba, o kissanje e a dikanza, como símbolos identitários da nossa música.
Por essa razão, segundo Ginamba, decidiu-se dispensar temporariamente das actividades, os integrantes desta formação artista para cuidarem dos seus afazeres. Não obstante esses factores, o director afirmou que a instituição está a enfrentar também um dos momentos mais críticos em termos de recursos, uma vez que não se dispõe de um espaço para realizar a manutenção da banda de modo a agilizar os ensaios regulares.
“Pouco ou quase nada temos feito em termos de actividades para o normal funcionamento da banda. Estamos parados há algum tempo, aguardando até que caia sobre nós um convite para pudermos avançar. Vontade não nos falta, estamos disponíveis”, sublinhou.
Actuações
A Banda, criada a 16 Julho de 2013 pelo professor de música, Justino Ginzamba, que também é promotor e investigador cultural, teve a sua primeira participação no Fête De La Musique (Festa da Música), a convite da Alliance Francaise, um evento internacional que acontece todos os anos no mês de Junho, visando celebrar a diversidade musical, promovendo artistas de diferentes estilos.
A banda é formada actualmente pelos músicos Justino Ginzamba, na marimba e kissanje solo, João Guizamba, igualmente no kissanje, Paulo Alex, na bateria, e João Paulo, kissanje Solo.