A Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital Geral do Cacuaco apresentou, neste sábado, o projecto “Kudiakila – Ajudando uns aos Outros”, desenvolvido pela plataforma social Kuena. A iniciativa, inédita no contexto da oncologia pediátrica em Angola, pretende oferecer apoio formativo e emocional a famílias e cuidadores de crianças em tratamento oncológico
O projecto aposta em cursos, oficinas e actividades de capacitação que vão desde artesanato, culinária e informática até beleza, auto-cuidado e comunicação. Também estão previstas rodas de conversa com psicólogos e voluntários, oficinas de empreendedorismo social e actividades terapêuticas que aproximam pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Segundo a directora do Hospital do Cacuaco, Jeovita André, a iniciativa representa “um passo concreto na humanização dos cuidados de saúde”, permitindo criar um ambiente de esperança dentro das enfermarias. “Este apoio reforça a confiança dos doentes e das suas famílias e contribui para melhores resultados clínicos e emocionais”, afirmou.
A presidente da plataforma Kuena
Lilian Weyll, sublinhou que “dar voz, formação e apoio às famílias e cuidadores é investir na transformação de todo o núcleo familiar”. Para a responsável, o projecto demonstra que a esperança pode nascer dentro do próprio hospital, através da união entre profissionais, famílias e comunidade.
A apresentação decorreu num momento simbólico, já que Outubro é internacionalmente reconhecido como o mês da sensibilização para o cancro da mama. A acção reforça a necessidade de olhar para o impacto da doença não apenas nos pacientes adultos, mas também nas crianças, nas suas famílias e nas comunidades. “Cuidar de quem acompanha é, também, cuidar do próprio doente e fortalecer a luta contra o cancro”, destacaram os promotores.
Com o Kudiakila, a plataforma
Kuena pretende consolidar uma rede de apoio sustentável, reduzir os níveis de ansiedade e stress dos acompanhantes e contribuir para uma maior humanização do espaço hospitalar, ampliando o impacto social do projecto para além do período de internamento. A Kuena, idealizada pela Gemcorp, é uma plataforma social incubadora de projectos transformadores em Angola, com enfoque na inclusão social, sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente.
Aberta a parcerias com empresas, sociedade civil e Governo, tem desenvolvido iniciativas que já beneficiaram milhares de angolanos, ambicionando tornar-se uma referência de impacto social no continente africano.