A embaixada da República de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e Irlanda realizou, neste sábado, 20, uma partida de futebol 11 que opôs a seleção composta por membros da comunidade de angolanos residentes em Londres e a dos residentes na cidade de Manchester, um confronto de cariz fraterno em alusivo aos 50 anos da emancipação do povo angolano.
O jogo, realizado no estádio de Belle Vue, em Manchester, culminou com a vitória por 2-1 da Selecção de angolanos residentes em Londres, que estava a ser liderada pelo ex-internacional angolano, André Makanga.
A selecção vencedora, segundo uma nota de imprensa, vestiu o equipamento branco, alternativo, utilizado pelos Palancas Negras no Mundial de Futebol da “Alemanha 2006″, ao passo que os adversários de Manchester, usaram o vermelho e preto, equipamento principal utilizado na competição mundial, e teve como capitão o ex- internacional angolano Djalma Campos.
A nota refere, ainda, que também participaram da festa da bola outras duas antigas estrelas: Paulão, ex-Petro de Luanda e Palancas Negras e Gil Gomes, angolano que jogou por Portugal.
Na sua intervenção antes do jogo, o embaixador de Angola no Reino Unido, José Patrício, destacou o espírito patriótico que guiou a realização do evento que celebrou a coesão, união e a comunhão entre irmãos longe da pátria.
O chefe da Missão Diplomática de Angola em Londres agradeceu a presença dos convidados de honra no caso, André Makanga e Djalma Campos, ex-capitães dos Palancas Negras e de outros integrantes das duas selecções.
De acordo com o responsável, citado no documento, ainda está em agenda a realização de outras actividades, até ao mês de novembro, no quadro das festividades do cinquentenário da Independência Nacional, como é o caso da marcha de 5 Km num dos parques de Londres, com a participação de diplomatas e membros da comunidade angolana, uma recepção oficial com membros do governo do Reino Unido, corpo diplomático, empresários, think thanks e representantes de organismos internacionais com sede em Londres.
O diplomata José Patrício aproveitou também a ocasião para convidar os filhos de angolanos nascidos em Manchester e noutras cidades britânicas, presentes no estádio de futebol, a participarem no concurso infanto-juvenil de contos, poesia e desenho alusivo às festas da Independência Nacional.
José Patrício entregou o “Troféu Independência” ao capitão da equipa vencedora, André Makanga, além de medalhas.
Djalma Campos, capitão da equipa derrotada, recebeu das mãos da cônsul-geral de Angola no Reino Unido, Luzia Dias dos Santos, a taça de equipa vencida.
Depois do jogo de futebol, com uma boa participação de angolanos residentes em Londres, Manchester, Birmingham, New Castle, Conventry e zona norte da Inglaterra, todos juntaram-se em ambiente de convívio num jantar de confraternização.
O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e o Standard Bank Angola vão assinar, amanhã, em Luanda, um acordo de...
Ler maisDetails