Para comemorar em grande o dia 17 de setembro, data marcante em que veio ao mundo o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, a embaixada da República de Angola no Ruanda organizou, a partir do dia 16 deste mês, inicialmente na sede da embaixada, em Kigali, uma série de actividades locais enquadradas nas celebrações do 103° aniversário do fundador da nação, e com o foco no reforço dos laços de amizade e cooperação entre o povo angolano e o povo ruandês.
As celebrações, que tiveram encerramento no dia 19 de setembro, combinaram palestras, eventos culturais e uma visita diplomática que marcou um passo significativo na cooperação bilateral entre os dois países.
De acordo com uma nota de imprensa daquela embaixada a que O País teve hoje acesso, o evento principal foi uma palestra proferida pelo embaixador Alfredo Dombe, que destacou o legado de Agostinho Neto. A cerimónia incluiu, igualmente, a exibição de um vídeo sobre a vida e obra do Herói Nacional e um momento cultural protagonizado pela comunidade angolana local, que declamou e cantou poesias de Neto.
No dia 18 de setembro, a missão diplomática, na companhia da banda angolana “Ngola Som”, foi recebida em audiência pelo governador da província oriental do Ruanda ,Prudence Rubingisa, a fim de analisar o aprofundamento das relações bilaterais e explorar uma potencial geminação entre a Província do Cuanza Norte, em Angola, e a Província Oriental do Rwanda
Durante o encontro, reforça a nota, o governador da cidade de Rwamagana, Prudence Rubingisa, manifestou entusiasmo com a iniciativa de geminação, destacando que a província é a maior do Rwanda em extensão territorial e uma das que mais contribuem para o Produto Interno Bruto do país, nomeadamente nos sectores da agricultura, turismo e pecuária.
Por sua vez, o embaixador Alfredo Dombe, ressaltou a convergência de interesses entre as duas nações e apresentou as potencialidades do Cuanza Norte. Reiterou, também, o convite endereçado há 2 anos ao governador Prudence Rubingisa a visitar Angola e enalteceu o compromisso da missão diplomática em consolidar esta parceria.
Embaixador Dombe visitou o Memorial do Genocídio de Mukarange, onde depositou uma coroa de flores em memória das vítimas, e a empresa Bella Flowers Inc., uma unidade de produção de rosas que exporta para vários continentes.
A visita a esta empresa foi vista como uma oportunidade para reintroduzir a floricultura no Cuanza Norte, um sector com tradição na região. A dimensão cultural foi um ponto alto da visita. A banda “Ngola Som”, realizou uma performance em Rwamagana que simbolizou a vitalidade da cultura angolana e o papel da diplomacia cultural na aproximação entre os povos.
As celebrações culminaram no dia 19 de setembro com uma recepção formal oferecida pelo embaixador Alfredo Dombe e a embaixatriz ao Corpo Diplomático Africano. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Sra. Teta Gisa Rwigema, Diretora Geral para África do MINAFFET (Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Rwanda), e Charles Rudakubana, Embaixador da República do Rwanda na República de Angola.
O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e o Standard Bank Angola vão assinar, amanhã, em Luanda, um acordo de...
Ler maisDetails