O stock das Reservas Internacionais fixou-se em 15,10 mil milhões de dólares dos Estados Unidos, o que corresponde a um grau de cobertura de 7,93 meses de importações de bens e serviços, segundo os dados avançados pelo Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM), que se reuniu nos dias 15 e 16 de Setembro
Na referida reunião, a 125.ª, o Comité Política Monetária tomou, entre outras medidas, a redução das taxas BNA em 5%, das anteriores praticadas.
De acordo com o comunicado final, a que este jornal teve acesso, a taxa BNA reduziu de 19,5% para 19%. A taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez foi reduzida para 20%, contra os 20,5%, anteriormente praticados.
O Banco Nacional de Angola reduziu ainda a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez de 17,5% para 17%. Estas decisões, segundo o comunicado da reunião, reflectem a trajectória de redução da inflação em Angola, em linha com o objectivo de inflação para o ano em curso, não obstante o cenário de incertezas que ainda se observa no plano internacional e as suas implicações nas contas externas do País.
POR: José Zangui
Leia mais em