O secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, defendeu esta quarta-feira, 17, em Maputo, capital de Moçambique, o reforço da cooperação técnica entre os parlamentos lusófonos, com foco na partilha de boas práticas administrativas e financeiras
Em declarações à imprensa, à margem da XXV Reunião da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG- PLP), o responsável frisou que a troca de experiências é essencial para o fortalecimento da capacidade institucional e para garantir maior eficiência no apoio técnico e legislativo prestado aos deputados.
Pedro Agostinho de Neri destacou três áreas prioritárias para a modernização parlamentar, nomeadamente: a formação contínua de quadros, através da criação e consolidação de academias parlamentares; a transparência e auditoria interna, como instrumentos para assegurar rigor na gestão financeira; e a integração de novas tecnologias, em particular a inteligência artificial, reconhecendo os seus desafios e oportunidades.
Inteligência artificial no centro do debate
Durante o encontro, que decorre até quinta-feira, 18, os secretários-gerais analisam o impacto da inteligência artificial na actividade parlamentar. .