As duas equipas vão fazer a estreia no Campeonato Nacional de futebol da 1.ª divisão, nesta edição 2025-2026, com objectivos semelhantes: garantir a manutenção no convívio dos grandes.
A equipa do Guelson FC, do município do Kilamba Kiaxi, cujo presidente é o jovem Pembele Pedro, mostrou durante a 4.ª do Torneio da Amizade disputada em Benguela que não será uma pera doce no Girabola.
Nesta primeira aventura na maior festa do futebol angolano, o Gelson Futebol Clube vai lutar, sem sobra de dúvidas, para garantir a manutenção na prova. Para isso, a equipa apostou no grupo que conseguiu o apuramento ao Campeonato Nacional. A dúvida paira se a equipa terá “pulmão” para aguentar financeiramente a despesa da competição, que é bastante exigente.
Por outro lado, o representante das terras do Jacaré Bangão chega ao Girabola com um conjunto formado por jogadores provenientes do futebol comunitário, ou seja, de futebol de rua. O Redonda Futebol Clube tem como presidente Rui Costa, um jovem empreendedor, que também vai lutar para conseguir a manutenção.
Ainda assim, a tarefa não será fácil para esta equipa que tem jogadores de encher os olhos, como é o médio defensivo, Vado Malungo, proveniente, ou seja, que começou a dar os primeiros passos no mundo da bola, no bairro Golfe, concretamente na zona do Mercado dos Correios, no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda.Já o 1.° de Maio de Benguela regressa ao convívio dos grandes, depois de muito tempo ausente.