O Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares (CHDCP) Cardeal Dom Alexandre do Nascimento deu início, nesta segunda-feira, a uma campanha de cirurgias cardíacas pediátricas, com foco em doenças como tetralogia de Fallot, comunicação interventricular (CIV), comunicação interatrial (CIA) e persistência do canal arterial (PCA).
No primeiro dia da campanha, foram realizadas três intervenções cirúrgicas. Uma cirurgia tratou um caso de tetralogia de Fallot e outra, a persistência do canal arterial. A terceira intervenção foi uma cirurgia de urgência para um bebê de 33 dias, transferido do Hospital do Bengo, que tinha uma interrupção do arco aórtico.
Os procedimentos foram conduzidos pela equipa médica do hospital, que incluiu os médicos Gade Miguel e Joseneidy Carvalho, em parceria com o cirurgião cardíaco pediátrico convidado Stefano.
O hospital também introduziu, pela primeira vez, o procedimento de cateterismo cardíaco pediátrico, utilizado para o diagnóstico e tratamento de doenças do coração.
A campanha, que decorre de 15 a 20 de Setembro, prevê tratar dez crianças por meio de cirurgias e outras sete por meio de cateterismo, sendo três de intervenção e quatro de diagnóstico.
Segundo a directora clínica do CHDCP, citada pelo Jornal de Angola, Francisca Quifica, e a chefe do Serviço de Cardiologia Pediátrica, Maria da Glória Mawete, a seleção dos dez pacientes foi baseada em sua condição clínica e tipo de doença, priorizando os casos mais comuns de patologias cardíacas infantis.
A iniciativa faz parte da quarta missão em parceria com uma associação internacional sem fins lucrativos, que anualmente apoia o tratamento de crianças com patologias cardíacas congénitas.