No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Democracia, assinalado ontem, segunda- feira, 15 de Setembro, a secretária-geral do Fórum Parlamentar da SADC, Boemo Mmandu SEKGOMA, destacou a importância da participação activa dos cidadãos como elemento crucial na promoção da saúde pública, da igualdade e do fortalecimento democrático
Na sua declaração oficial, a dirigente sublinhou que a democracia continua a ser “o coração vivo de uma nação”, e a sustentar pilares como o Estado de direito e a soberania parlamentar.
Boemo Mmandu SEKGOMA alerta, no entanto, para os riscos crescentes de erosão democrática em várias partes do mundo, resultantes das práticas autoritárias mascaradas de regimes democráticos. Este ano, o Dia Internacional da Democracia celebra-se sob o lema “Potencializar a participação dos cidadãos com vista a promover a saúde pública, igualdade e a democracia”.
E entre os exemplos apontados pela responsável estão a censura dos meios de comunicação, a suspensão das redes sociais e o bloqueio da Internet, medidas que, segundo a secretária-geral do FP-SADC, “visam silenciar os guerreiros dos teclados e favorecer o despotismo”.
Leia mais em