O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, manifestou hoje, pesar pelo passamento físico do jornalista e antigo presidente do Conselho de Administração da TV Zimbo, Guilherme Galiano.
De acordo com uma nota do titular da pasta da comunicação em Angola, a que OPAÍS teve acesso, Mário Oliveira diz que foi com profunda dor e consternação que tomou conhecimento do falecimento de Guilherme Narciso Velasco Galiano, distinto profissional da Comunicação Social, ocorrido domingo, 14 de Setembro, por doença.
Nascido aos 28 de Setembro de 1960, na cidade de Benguela, Gui-lherme Narciso Velasco Galiano, vulgo Kabango, Yeyé, destacado e dedicado profissional da Comunicação Social, desempenhou em Angola e no exterior um papel fundamental para a construção, afirmação e diversificação da Comunicação Social angolana.
Ao longo do seu longo e árduo percurso de trabalho em que contribuiu significativamente para a visibilidade e reforço da cultura angolana no exterior do País, e não só, Galiano, deixou as suas impressões digitais na Rádio Universitária do Tejo, Rádio Clube Português, bem como RTP África, tendo se destacado no programa “Kandandu” – um notável projecto que na história recente do país, contribuiu para a disseminação e afirmação da angolanidade.
Na TV Zimbo, Guilherme Galiano, foi o primeiro director de pro-gramas, e exerceu ainda funções de director de informação, direc-tor de projectos estratégicos, bem como de Presidente do Conselho de Administração, além de ter dedicado tempo e saber como um descobridor e potenciador de talentos na Comunicação Social.
Num contexto em que há no país, a necessidade da regular e contí-nua passagem de testemunho, do bem-fazer, bem como da valori-zação do mérito, a morte prematura de Guilherme Galiano, deixa um vazio enorme no referencial jornalístico angolano.
“Nesta hora de profundo pesar, permitam-me que em meu nome, do colectivo de trabalhadores do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, bem como dos Profissionais da Comunicação Social, endereça à família enlutada, amigos, ao colectivo de trabalhadores da TV Zimbo, a minha mais profunda solidariedade e as mais sentidas condolências”, lê-se na nota.