A província de Luanda perdeu cerca de 80% da sua capacidade de produção agrícola, desde a implementação da Nova Divisão Político-Administrativa, tendo esta parte ficado com a província vizinha de Icolo e Bengo.
Para fazer face à esta realidade, o director provincial da Agricultura e Pescas de Luanda, João Pedro, que falava esta manhã de segunda-feira à RNA, afirmou, que o governo está a implementar vários programas de adaptação em alguns dos 16 municípios que não têm espaços suficientes para o cultivo de produtos agrícolas.
Destes programas, avançou, consta a transmissão de conhecimentos aos técnicos do governo provincial sobre a produção em hidroponia, que é a técnica de cultivo de plantas sem o uso do solo, onde as raízes recebem os nutrientes essenciais através de uma solução aquosa rica em minerais e sais.
”Percebemos que a grande incapacidade de nós produzirmos é relativamente ao conhecimento. E nós estamos a tentar levar esses conhecimentos aos nossos técnicos de várias formas: por exemplo, quando falamos de espaço em agricultura, uma das soluções que nós temos é exactamente a produção em hidroponia”, afirmou o director provincial da Agricultura e Pescas.
A produção em hidroponia permite o cultivo de várias plantas como o tomate, alface e algumas que servem de adornos, em espaços menores, permitindo maior conservação do ambiente e um crescimento mais rápido e saudável da planta.
Neste tipo de método, as raízes das plantas não entram em contacto com a terra, ficando em contacto directo com a água ou por meio de “um solo emprestado”, que é um substrato inerte.
João Pedro anunciou, ainda, que a segunda fase das hortas escolares será uma simbiose, onde serão ensinados aos estudantes não só o valor agrícola como também a questão ambiental, fruto de um trabalho conjunto entre o gabinete da Agricultura e o gabinete do Ambiente do governo da província de Luanda.
”A segunda fase das hortas escolares é exactamente ensinarmos a transformar os produtos dentro das escolas, para levarmos aos nossos alunos o hábito da alimentação saudável. Então, são duas componentes: ensiná-los a produzir e ensiná-los a transformar”, salientou João Pedro.
O Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento inicia, hoje, operações às crianças diagnosticadas com tetralogia de...
Ler maisDetails