O Fundo Soberano de Angola terminou o exercício económico do ano passado com um resultado líquido de 175,8 milhões de dólares norte-americanos, representando uma redução de 23,5 milhões comparativamente ao ano de 2023, que o Fundo teve um resultado de 199,3 milhões de dólares norte-americanos.
De acordo com o relatório e contas da instituição citado este sábado pela ANGOP, não obstante o resultado líquido de 2023 ter registado um aumento de 12% face ao ano de 2024, a época passada também apresentou bons indicadores, como é o caso da subida de 5% dos activos totais, aumentando para 399 mil milhões de dólares.
O mesmo relatório atribui este desempenho à valorização da carteira de investimentos, à diversificação de activos e à aposta em sectores estratégicos de desenvolvimento económico. Detalha, igualmente, que a “carteira de investimentos atingiu, em 2024, USD 2,43 mil milhões, divididos em USD 1,73 mil milhões em activos líquidos e USD 704 milhões em activos alternativos”.
A nível das suas áreas de negócio, refere a nota, o Fundo Soberano teve como rentabilidade um registo de 9,5% nos investimentos líquidos, em 2024, superando a meta preconizada de 5%.
A Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF), Federação Angolana de Futebol (FAF), e a direcção da ZAP oficializam...
Ler maisDetails