O projecto, focado na preservação, valorização e internacionalização do Semba, enquanto expressão maior da identidade angolana, encontra-se numa fase de consolidação estratégica com várias acções, visando a sua candidatura a Patrimómio Mundial Imaterial pela UNESCO e transmitir às gerações vindouras
O projecto cultural Semba In The World é uma iniciativa que busca preservar, valorizar e internacionalizar o Semba, uma expressão cultural central da identidade angolana, reconhecida especialmente por artistas veteranos, académicos, coreógrafos e outras entidades culturais.
O mesmo está a ser desenvolvido em estreita colaboração com governos provinciais, administrações municipais, direcções de Cultura e Turismo, universidades e parceiros estratégicos.
Lançado com grande destaque em Luanda, está em fase de consolidação, implementando acções para promover simultaneamente a valorização, a transmissão intergeracional e a divulgação internacional do Semba, que vai muito além de música e dança, sendo um legado de memória colectiva, união e resistência.
Para fortalecer o projecto Semba In The World, o núcleo coordenador organizará a Rota Turística do Semba nas províncias de Benguela, Huíla e Namibe, numa jornada cultural que contará com uma delegação multissectorial composta por representantes do projecto dos ministérios do Turismo, Cultura, Relações Exteriores e Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
A jornada começa em Benguela, integrando o Lobito International Fest no dia 26 deste mês, segue para Lubango, na Huíla, no dia 3 de Outubro, e culmina em Namibe no dia seguinte. Em cada província, escolas de dança locais, músicos convidados e mestres de Semba participarão com demonstrações musicais e práticas de dança, promovendo a valorização dos talentos regionais.
A comitiva contará com cerca de 10 representantes estratégicos, além de agentes culturais, promotores, artistas e artesãos locais, estimulando a interação entre os atores da economia criativa.
O alinhamento institucional entre os ministérios envolvidos assegura uma abordagem integrada, cultural, diplomática, mediática e turística para preservar e valorizar o Semba como Patrimônio Imaterial de Angola.
O programa em cada província terá duas fases principais: uma institucional, envolvendo autoridades e parceiros locais, e uma sessão pública de apresentação do Semba In The World e da Rota Turística do Semba, que incluirá workshops de dança, música ao vivo, gastronomia e espaço para networking.
Além dessas três províncias, seguirá ainda este ano para Cuanza-Norte e Cuanza-Sul, completando a rota nas seis províncias que fazem parte do roteiro turístico. Hélio Aragão, membro da organização, destacou que Rota Turística do Semba tem como objectivo estimular a economia criativa local, envolvendo artistas, escolas de dança, artesãos, operadores turísticos e gastronomia, posicionando as províncias como destinos estratégicos para o turismo cultural nacional e internacional.