O XIV Congresso Ordinário da UNITA, agendado para os dias 28, 29 e 30 de Novembro, promete ser um dos mais disputados da história recente do maior partido da oposição, com a sucessão de Adalberto Costa Júnior no centro das atenções. Ainda sem candidaturas formalmente apresentadas, três nomes surgem no radar das especulações: o actual presidente, Adalberto Costa Júnior, o jovem quadro Rafael Massanga Savimbi, e como novidade ventilada nos últimos dias, o eventual retorno à política activa do histórico Isaías Henrique Ngola Samakuva
O silêncio estratégico de Rafael Massanga Filho do fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, Rafael Massanga, de 49 anos de idade, evita confirmar se irá ou não avançar com uma candidatura.
Em declarações a este jornal, disse ser “prematuro” falar do assunto enquanto a Comissão Organizadora prepara os calendários e procedimentos eleitorais.
“Não sou eu que vou dizer se sou candidato ou não antes do tempo. Quando estivermos na fase do congresso, é aí que se saberá quem será candidato”, afirmou. As especulações em torno do seu nome remontam do recuado ano de 2007 – altura em que já era tido como o herdeiro do líder-mor –, como o mesmo faz saber.
Leia mais em