O Ministério do Interior procedeu, nesta Quinta-feira, ao lançamento do Programa de Prevenção Rodoviária (PPRO), na Direcção Nacional de Viação e Trânsito. Dados apresentados pelo Ministério do Interior durante o evento mostram que mais de 400 vias em estado de degradação, em Angola, constituem uma das principais causas de acidentes de viação no país
De acordo com os dados, os factores humanos representam os principais problemas que estão na base de acidentes em Angola, que anualmente ceifa milhares de vidas.
O excesso de velocidade, a condução sob influência de álcool, o uso irregular do telemóvel, mototaxistas sem capacetes e conduzindo em sentido contrário, travessia de peões em locais inadequados e o transporte irregular de passageiras e mercadorias espelham 80% dos problemas que impactam os acidentes rodoviários.
Aliados aos factores humanos estão os factores técnicos, em que estão incluídos problemas como o mau estado técnico dos veículos e as vias em estado de degradação. Segundo a Polícia Nacional de Angola, foram identificados mais de 400 pontos críticos e de acumulação de acidentes, sendo que, na maioria destes constata-se ausência ou deficiência de sinalização vertical e horizontal.
Leia mais em